O Guia Completo sobre Portas de Madeira!

Portas de Madeira Maciça
Compartilhar este artigo

Como todos devem imaginar, a porta é um elemento essencial para garantir a segurança da sua casa, onde existem inúmeros tipos e dos mais diversos materiais. No entanto, a que mais se destaca é a porta de madeira.

A porta de madeira é muito buscada não apenas pela sua beleza, mas também pela sua resistência. E se você está buscando deixar o seu ambiente mais bonito e sofisticado, então esse é um item que pode lhe garantir uma aparência clássica e muito receptiva.

Normalmente, a porta de madeira proporciona um ar mais rústico e chique ao ambiente, em que ao mesmo tempo o torna elegante e totalmente único, onde podem ser mais detalhadas para deixar uma boa impressão ao ser vista.

O que é uma porta de madeira?

A madeira é considerada como um material nobre, rústico e extremamente utilizado na construção civil, onde na realidade, ela já foi bem mais comum nesse segmento.

Mas, mesmo atualmente com a era do aço, vidro e alumínio, ainda existe muito espaço para madeira, e um exemplo disso é a porta de madeira.

As portas de madeira podem normalmente serem usadas internamente, como em salas, quartos, banheiros e cozinhas, como ainda na entrada da casa, em que o seu uso é o mais comum e lindo.

Geralmente, a porta de entrada principal de uma casa necessita ser muito bem escolhida ainda no momento da construção da casa ou então do apartamento.

Exemplo de uma bela porta de madeira para entrada da casa
Exemplo de uma bela porta de madeira para a entrada da casa

Em relação a construção de uma casa, é ainda mais essencial a escolha da porta de madeira, pois é a porta de entrada que irá se encontrar exposta às intempéries, o que já não acontece no caso de apartamentos.

Portanto, não basta somente pensar na porta de entrada em função da sua beleza e adequação ao estilo de uma forma geral, mas é necessário ainda levar em consideração a durabilidade e a segurança antes de tudo.

Por isso, a principal opção por um determinado material para a porta de entrada, assim como a porta de madeira, possui muita importância.

Normalmente, você pode se deparar com vários materiais com os quais se costuma confeccionar portas de entrada, como a de madeira, principalmente, o metal, alumínio, ferro, entre outros.

Assim, certas portas, por questões estéticas podem contem uma mistura desses materiais. Além disso, ainda existem portas coloridas, as quais são geralmente em madeira e que possui a função decorativa, porém, também podem ser resistentes caso a madeira seja maciça.

Porta de Madeira Pintada de Branco
Exemplo de uma Porta de Madeira Pintada de Branco

A Madeira Maciça

A madeira maciça é considerada como um dos melhores materiais para a confecção de uma porta de entrada, principalmente se for para a entrada de uma residência.

Geralmente, a madeira maciça é bem mais resistente às intempéries e a outros fatores, como exposição prolongada ao sol, presença de umidade devido a chuvas, corrosão por conta do sal em locais litorâneos, riscos de manchas, entre outros.

Assim, a sua solidez é a principal responsável por proporcionar a maior segurança que ela proporciona, seja tanto em casas como apartamentos, sendo ainda uma porta de muita beleza, aconchego e elegância, além de poder ser encontrada de diversos designs, desde os mais clássicos até os mais modernos.

Além disso, a porta de madeira maciça garante um ótimo isolamento acústico e térmico, porém, é necessário sempre lembrar de que ela exige uma manutenção anual com a aplicação de muitos produtos, como vernizes e substâncias para prevenção de pragas.

Porta de Madeira Maciça de Almofada
Exemplo de uma Porta de Madeira Maciça com Almofadas

Quais ambientes da casa podemos utilizar uma porta de madeira?

Após muitas etapas concluídas na construção do projeto da sua casa ou apartamento, chega o momento em que você tem que escolher as portas para as divisões dos cômodos.

Caso você tenha um arquiteto lhe dando suporte em todo esse processo, então com certeza ele já deve ter determinado o estilo tanto das portas externas como internas que irão ser usadas.

No entanto, se esse não for o seu caso, então é essencial que você leve em consideração alguns fatores no momento da escolha das portas da sua casa.

Normalmente, após o fator estético, o estilo da porta de madeira necessita sempre fazer sentido com todo o estilo do ambiente, ou seja, se ele é mais tradicional, simples, moderno ou sofisticado.

Assim, é nesse momento que entram os modelos das portas de madeira para entrada, sala, quarto, cozinha, banheiro, cores das portas internas e outros materiais que podem ser usados junto com a porta de madeira.

Portas de madeira para entrada da casa

Porta de madeira simples

A porta de madeira simples é uma das mais usadas para a entrada de casas, em que a madeira apresenta um valor estético bastante elevado, podendo se encontrar disponível em inúmeros tipos, pois ela pode ser trabalhada e desenhada para as mais diversas propostas de entrada.

Porta de Madeira Desenhada
Exemplo de uma Porta de Madeira Maciça Desenhada

Uma das dicas mais importantes é a escolha por porta de madeira maciça, que apresente boa durabilidade e resistência ao ambiente externo.

Normalmente, com o tempo, as portas de madeira podem acabar exigindo manutenções.

Assim, sem que haja os devidos cuidados, a umidade e os cupins podem acabar deteriorando o material e estragando a porta. Por isso, é preciso sempre fazer a verificação do verniz e da pintura da porta, caso seja o caso.

Além disso, uma solução bastante inteligente para poder prolongar a duração da porta de madeira é possuir uma cobertura pequena bem na entrada da casa, o que protege o material de todas as condições externas.

Porta Maciça com Linhas Retas
Exemplo de uma Porta de Madeira Maciça com Linhas Retas utilizada na entrada de Apartamentos

Porta de madeira pivotante

Em relação a porta de madeira pivotante, essa é considerada como uma porta moderna, elegante e imponente, onde uma das características desse modelo é o fato dela girar em torno de um eixo vertical.

Porta de Madeira Pivotante
Porta de Madeira com Sistema de Abertura Pivotante

Assim, ela é ideal para casas que possuem vãos muito grandes, seja em largura ou em altura, podendo ser usada em entradas sociais de residências. Além disso, por ser pesada e grande, o seu material necessita ser muito robusto, assim como o eixo de suporte.

Por isso, a porta de madeira pivotante normalmente é um projeto feito sob medida e que provavelmente apresenta um custo mais elevado.

Porta Especial Pivotante com Painel Superior Fixo
Porta Especial Pivotante com Painel Superior Fixo

Portas de madeira para sala

Porta de madeira com vidro

Geralmente, o vidro sempre proporciona um ar de sofisticação aos ambientes, mesmo quando é usado apenas como um detalhe na porta de madeira, em que além da estética, a sua função principal é a da entrada de luz natural, principalmente se existem janelas perto da porta.

O vidro e a madeira são dois materias que se complementam muito bem o que garante um charme adicional para a porta de entrada da sala.

Nesse tipo de porta de madeira, a tonalidade da porta é essencial para poder harmonizar com o ambiente e promover uma sensação mais agradável e de organização.

Porta Pivotante com Vidro Embutido
Porta de Madeira com Vidro Embutido. Uma boa opção para a sala.

Portas de madeira para cozinha

Porta de madeira de correr

Uma opção muito usada em cozinhas é a porta de madeira de correr, pois ela é capaz de economizar espaço principalmente devido a sua estrutura de movimentação fixada em uma parede que já é existe.

Assim, quando aberta, ela pode ficar praticamente invisível, o que depende do modelo que você escolher.

Caso a cozinha seja pequena e fechada, e em um cômodo separado, além de já possuir uma porta de madeira, então o indicado é que a porta seja camuflada com a mesma cor das paredes, pois garante uma sensação de amplitude, deixando o ambiente visualmente confortável.

Porta de Madeira para Cozinha
Exemplo de uma porta de madeira com vidro utilizada para separar a Cozinha da Sala

Portas de madeira para quarto 

Geralmente, as portas que são mais utilizadas nos quartos são chamadas de portas de prancheta.

Elas possuem um interior de madeira com espaços ou em alguns casos uma estrutura interna de papelão. O revestimento destas portas é composto por uma lâmina fina de madeira em ambas as faces.

Estrutura Interna de uma Porta Prancheta para Quarto
Estrutura Interna de uma Porta Prancheta para Quarto

As portas de prancheta são muito utilizadas nos quartos por serem leves (facilita no abre e fecha porta do dia a dia), mais baratas e com design mais “clean” em relação as portas de madeira maciça que geralmente são mais pesadas e carregam muita informação (desenhos).

Porta Prancheta para Quarto
Exemplo de Porta Prancheta Lisa utilizada nos Quartos de uma Residência

Porém, nada impede de você utilizar uma porta de madeira maciça no quarto.

Você vai ganhar em resistência e durabilidade uma vez que uma porta de madeira maciça em um ambiente interno da casa vai durar infinitamente mais que uma porta de prancheta.

Porta de Madeira Maciça para Quarto
Exemplo de uma Porta de Madeira Maciça utilizada em um Quarto

Portas de madeira para banheiro

Aqui também o modelo de porta mais utilizado são as portas de prancheta.

Porém, vale ressaltar que pelo fato de o banheiro ser um local de muita umidade, recomenda-se a utilização de uma porta mais “resistente”.

Uma porta prancheta pode estragar em um período curto de tempo porque é uma porta com baixíssima durabilidade em locais com umidade como banheiro.

Neste caso, vale apostar em uma porta toda de madeira maciça para o banheiro.

Porta de madeira com sistema de correr embutido

Essa é uma porta de madeira com um sistema pouco convencional, pois é capaz de recolher de forma completa para dentro da parede, sendo um estilo de porta de correr que não obriga uma grande estrutura para a parte externa, deixando-a invisível quando se encontra totalmente aberta.

Porta de madeira veneziana

A porta de madeira veneziana é altamente indicada para banheiros e outros ambientes que precisam de ventilação, pois a sua principal característica são as folhas de madeira inclinadas e paralelas, o que proporcionam uma ótima circulação do ar.

Além disso, esse modelo de porta pode ainda variar de tamanhos e cores, sempre oferecendo uma peça única para cada tipo de projeto.

Porta Veneziana para Banheiro
Porta de Madeira Maciça com Veneziana. Pode ser utilizada em Banheiro

Qual preço de uma Porta de Madeira?

Em um primeiro momento, pode-se afirmar que a porta de madeira é mais barata, porém, isso pode ser um engano. Normalmente, o problema ocorre devido ao fato de que ao pesquisar por preços de portas, a de alumínio já vem pronta e, portanto, o preço é sempre mais alto.

Já em relação a porta de madeira, é sempre necessário consultar algumas coisas para se chegar a um custo final, como:

• Batente (em algumas regiões também chamado de Marco ou Caixonete);
• Guarnição (em algumas regiões também chamado de Alizares ou Vistas);
• Folha da porta;
• Fechadura;
• Dobradiça;
• Verniz;
• Colocação da porta.

Assim, quando se soma todos esses valores, é possível notar que a porta de madeira possui praticamente o mesmo valor que uma de alumínio, porém, tudo irá depender do modelo que será escolhido.

No caso da porta de madeira maciça, essa possui um custo final que pode ser bastante alto e, já para os outros tipos de madeiras, é possível que a porta seja mais em conta.

Vale destacar que a madeira é um material que mesmo com o passar dos anos está sempre em alta. Isso deve-se ao fato de que a madeira maciça é um produto de beleza incomparável onde cada peça é única.

Você pode encontrar portas de madeira em lojas especializadas como madeireiras, carpintarias, marcenarias ou em lojas especializadas em construção.

Carpintaria Rezende: Loja Especializada na Fabricação e Venda de Portas de Madeira
Carpintaria Rezende: Loja Especializada na Fabricação e Venda de Portas de Madeira

Qual espécie de madeira escolher?

A escolha da espécie de madeira vai depender do seu gosto pessoal por determinada madeira e também do local onde a porta vai ser instalada.

Caso este local fique exposto à intempéries (ação da chuva e sol ) recomenda-se utilizar espécies de madeira com maior densidade e que vão proporcionar maior durabilidade e resistência nestes tipos de ambientes.

Fizemos uma lista com algumas madeiras com ótima durabilidade em ambientes com ação da chuva e sol. São elas:

  • Madeira Ipê
  • Madeira Cumaru Ferro
  • Madeira Teca
  • Madeira Maçaranduba
  • Madeira Itaúba

Essas espécies de madeira possuem uma altíssima durabilidade em ambientes externos e são também utilizadas em ambientes molhados como decks de piscina, pergolados, dentre outros. Porém, como desvantagem, possuem um preço elevado por serem consideradas madeiras mais “nobres”.

Porta de Madeira Maciça Ipe
Exemplo de uma Porta de Madeira Maciça Ipê

Também existem outras espécies de madeiras mais “populares” com excelente custo benefício. Entretanto, por serem menos densas (duras), são espécies de madeira que de forma alguma podem ficar expostas à intempéries. São elas:

  • Madeira Cedro Arana
  • Madeira Angelim
  • Madeira Tauari
  • Madeiras de Reflorestamento: Lyptus ou Eucalipto Tratado

Porta de Madeira Maciça Tuari
Exemplo de uma Porta de Madeira Maciça Tauri

A principal vantagem destas espécies de madeira são o seu valor baixo em relação as espécies de madeiras nobres no mercado.

Caso optar por esse tipo de madeira, tenha sempre atenção em proteger a porta da ação da chuva e sol com algum beiral largo ou toldo.

Importante destacar a utilização de um bom verniz para madeira, de preferência com tripla camada de filtro solar para ajudar a proteger sua porta maciça de madeira.

Como pintar porta de madeira?

Normalmente, a porta é um dos primeiros contatos que as pessoas possuem ao entrar na sua casa e, por isso mesmo, possuir uma porta de madeira bem cuidada e bonita deixa a sua casa muito mais aconchegante e convidativa.

Além disso, pintar a porta de madeira é uma das maneiras mais baratas que você terá de renovar o ambiente, além de ser algo bem simples de ser feito.

Porém, é essencial que você siga alguns passos e cuidados para ter a garantia de um resultado de qualidade. com isso, confira abaixo um passo a passo sobre como pintar uma porta de madeira.

1) Escolha a Tinta

Existem diversos tipos de tintas que podem ser usados em portas de madeira, onde as melhores opções são a tinta laca, epóxi, acrílica ou PVA e a tinta esmalte.

No caso da porta de madeira interna, normalmente a melhor opção é a tinta esmalte que seja a base de água, pois ela possui uma secagem mais rápida e não tem cheiro forte.

Já nas áreas externas, procure usar produtos que garantam a proteção contra intempéries, como sol, chuva e umidade.

2) Remova todas as ferragens

Primeiro remova todos os acessórios da porta de madeira, como fechadura, dobradiças, maçaneta e parafusos. Além disso, sempre se lembre de guardar esses itens para depois recoloca-los quando a porta já estiver pintada.

3) Garanta a proteção do espaço

Antes de dar início a pintura, forre todo o chão com jornal ou plástico para deixa-lo protegido dos respingos da tinta.
Além disso, procure isolar também a porta para que ela não corra riscos de pintar a parede junto e, para isso, busque usar uma fita que seja específica para pintura ou fita crepe.

4) Faça a preparação da porta

Agora você terá duas partes importantes do processo, a preparação da porta para poder receber a pintura, onde você terá que lixar a porta inteira até que sejam removidos os vestígios de tinta e o brilho da madeira.
E em seguida, lixar a porta passando um pano umedecido na superfície da porta para ser removido o pó. Mas, caso a porta tenha áreas danificadas ou irregulares, então use uma massa específica de madeira para correção e depois deixe a massa secar.

5) Use o primer

Faça a aplicação do primer para madeiras em toda a porta, pois o produto poderá garantir que a pintura fique bem mais uniforme e eficaz.

Assim, espere o produto secar, faça o lixamento novamente para retirar os excessos do primer e passe de novo o pano na superfície para remover o pó ou impurezas restantes.

6) Pintura

Na pintura, escolha uma cor de tinta ou de verniz que mais lhe agrade, mas tenha atenção nas orientações das preparações da tinta que constam na embalagem do produto, e comece a pintura.

Mas, para que você tenha um bom resultado, sempre prefira usar um rolo de pintura, pois ele espalha a tinta de forma uniforme. Além disso, use o pincel apenas nas áreas que são de acesso mais difícil, como ao redor da maçaneta ou nos cantos.

Feito isso, espere a pintura secar e caso seja preciso aplique de novo uma segunda demão de tinta.

7) Finalização

Caso seja preciso, conforme o tipo de tinta que você escolher, faça a aplicação de uma camada de esmalte sobre a porta e deixe o produto secar completamente.

Dessa forma, com a porta totalmente seca, você já pode recolocar todas as ferragens na porta e retirar a fita crepe.

Como envernizar porta de madeira?

O verniz é considerado como um tipo de revestimento que pode ser utilizado em diversos tipos de madeira, em que aplicar esse produto irá deixar a madeira como um lindo acabamento e bem mais durável.

Normalmente, é criado uma camada de proteção que impede a água, graxas, pó e outros contaminantes de danificarem a porta de madeira. Assim, o verniz pode ser aplicado em:

• Madeiras que já foram anteriormente envernizadas.
• Madeiras novas, ou seja, cruas e que nunca foram envernizadas.

Para saber como envernizar porta de madeira, confira os passos a seguir:

1. Primeiramente você deve proteger todo o chão para que o verniz não manche o piso e, por isso, o aconselhável é cobri-lo com lonas ou plásticos que garantam a proteção de que qualquer resíduo venha a cair.

2. Para envernizar a porta de madeira, é precisa também proteger as paredes, em que o mais indicado é usar fita adesiva para poder forrar o exterior ao redor da porta, o que evita de manchar a parede.

3. Antes de começar, é essencial que você elimine os rastros de pós que possam ter na porta, já que qualquer sujeira pode colar na porta depois de envernizar ou então cair dentro do verniz.

4. Depois de realizar os passos anteriores, você já pode começar a preencher, onde deve procurar os detalhes e imperfeiçoes, como buracos na porta de madeira que deseja envernizar.

Assim, após identificar, preencha com massa de madeira que seja da mesma cor do verniz que você irá usar.

5. Quando a massa estiver seca você já poderá lixar a porta de madeira, em que para isso, você deve lixar até que ela fique uniforme e, em seguida, limpe-a com um pano para remover todos os restos de pó.

6. Para começar a envernizar a porta de madeira, umedeça primeiramente um pincel de cerdas naturais na tinta em gel que seja da sua preferência, tire o excesso e comece a pincelar toda a borda, desde a parte inferior até a superior e no sentido vertical.

Normalmente, o indicado é que você repita esse processo até cobrir a porta com verniz, sempre tentando não pintar duas vezes uma mesma área. Feito isso, espere o verniz secar por quatro horas.

7. Em seguida, lixe de novo a superfície, sempre suavemente, e comece a envernizar tudo de novo a porta de madeira, onde você pode aplicar as demãos que quiser até que consiga ter a cor que esteja procurando.

8. Por fim, da mesma maneira que você envernizou a porta de madeira, é preciso que você aplique o poliuretano, sempre iniciando por uma ponta até chegar ao fim da outra.

Feito isso, deixe secar por cerca de seis horas e depois vire a porta para repetir todo esse processo do outro lado.

Portanto, se você está pensando em colocar porta de madeira na entrada da sua casa ou em outros cômodos, saiba que elas são muito reconhecidas por serem elegantes, duráveis e de um material extremamente resistentes, além de apresentarem uma enorme versatilidade pela possibilidade de aplicações.

Deixe uma resposta