O que é porta pivotante? O Principal Modelo de Porta para a Entrada!

Compartilhar este artigo

A porta pivotante é uma das mais utilizadas por quem quer fazer um projeto arquitetônico diferente, moderno e que aproveita o espaço útil do ambiente da melhor forma.

Hoje em dia é bastante comum em casas de alto padrão e em empresas e escritórios, mas, cada vez mais o seu uso se populariza em residências de vários tipos. Hoje, por exemplo, é possível encontrar casas com porta pivotante para dividir vãos.

Por isso, se você quer conhecer um pouco mais sobre esses itens sofisticados e modernos, recomendo a você que leia este artigo.

Ao final dele você estará entendendo o porquê do sucesso desses modelos de portas e saberá também quais são as suas vantagens e desvantagens.

Vamos nessa?

O que é Porta Pivotante?

A porta pivotante é um modelo que tem como peça principal o “pivô”, que, inclusive, é o elemento principal que dá nome a esse modelo de porta. Essa peça permite que a porta gire em torno de um eixo vertical, substituindo as tradicionais dobradiças.

Par de pivô utilizados em uma porta pivotante
Par de pivô que são utilizados em uma porta pivotante

Os pinos são fixados em dois pontos: um na parte de cima do portal, e outro na parte de baixo, no piso. Esse posicionamento estratégico permite que a porta se movimente com leveza, girando no eixo vertical seja para abrir ou para fechar.

É comum, inclusive, ver a porta pivotante em cenários das novelas brasileiras que apresentam os cenários mais finos.

Porta Pivotante Moderna

A porta pivotante é uma solução moderna e arrojada para projetos arquitetônicos de casas de alto padrão, em geral.

Podemos dizer que a porta pivotante se tornou um sinal de sofisticação. Isso porque é a queridinha das pessoas de gosto mais arrojado, e está presente, geralmente, em casas bonitas e de alta classe.

Entrada da casa com linda porta pivotante
Entrada da casa com uma linda porta pivotante

A maioria delas se encontra na PORTA DE ENTRADA e a sua maior característica é dispensar o uso de dobradiças, o que faz com que ela utiliza ferragens do tipo pivô para regular o giro da porta – que ocorre de um eixo vertical.

A maioria dessas portas podem ser encontradas no mercado nas versões de MADEIRA ou ALUMÍNIO.

Quanto mais altas essas portas são, maior é a sensação de amplitude dada ao espaço.

Porta Pivotante com Painel Superior
Porta Pivotante de Madeira com parte superior ripada.

Porta de Madeira Pivotante

A madeira é um material extremamente útil quando o assunto é decoração. Além de ser muito versátil, ela é bonita, elegante e aconchegante, ajudando o ambiente a manter uma temperatura agradável em diferentes estações do ano.

A escolha por uma porta de madeira pivotante é extremamente assertiva, principalmente para quem quer trazer à tona um ar mais acolhedor. É ideal para casas de veraneio e temporada, e combinam com diversos tipos de decoração.

Porta Pivotante de Madeira Maciça
Porta Pivotante 100% de Madeira Maciça MODELO DUBAI

Como a porta pivotante é um produto luxuoso e elegante, não é de se espantar que a madeira utilizada para a criação das peças seja também de alta classe. Por isso, geralmente, essa matéria prima é escolhida com muito cuidado, e somente madeiras selecionadas são utilizadas.

A madeira maciça é muito comumente utilizada graças a sua resistência – inclusive contra impactos – e também sua duração em diferentes condições climáticas.

Além disso, por ser considerado um material “nobre”, a madeira traz modernidade e requinte para uma porta pivotante.

Porta Moderna Pivotante
Porta Pivotante de Madeira com Detalhe em Vidro

Uma das madeiras mais utilizadas na criação de porta pivotante é a madeira de Cumaru, que tem origem no norte do Brasil. A madeira cumaru possui uma grande vantagens de ser resistente à intempéries, ou seja, ação do tempo na porta.

Se aplicada em um painel com o mesmo acabamento, a porta pivotante de madeira fica ainda mais bonita e muito discreta.


Porta Pivotante com Painel Superior seguindo mesmo estilo da porta

Porta Pivotante de Alumínio

Outra opção para quem quer desfrutar de toda a beleza e o conforto de uma porta pivotante é o alumínio. Não pense que essa porta a base de alumínio tem uma qualidade inferior, ou uma beleza questionável.

Na verdade, esse tipo de porta pivotante é muito comum, inclusive sempre aparece em revistas de decoração nos ambientes mais chiques e de bom gosto.

Porta Branca de Alumínio
Porta Branca de Alumínio

Muitas das vezes essas portas a base de alumínio trazer detalhes em vidro, como frisos jateados, que fazem com que ela traga ainda mais frescor e elegância para o ambiente em que será aplicada.

Elas podem ser feitas também em alumínio maciço, garantindo ainda mais segurança e qualidade ao material.

Assim como acontece com a madeira, a porta de alumínio pode ser ainda combinada com um painel maravilhoso para aumentar a sua beleza e potencializar a sua elegância.

Porta Pivotante Alumínio Corten
Exemplo de uma porta pivotante em alumínio corten

Porta Pivotante de Vidro

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou admirando aquelas fotografias de casas cheias de portas e vidro, com um belíssimo cenário ao fundo, que parece inteiramente integrado à residência.

Pois, é justamente aqui que podemos incluir a porta pivotante de vidro como elemento crucial. Esse tipo de porta é tão bonito, delicado e sofisticado, que pode mudar completamente o ar de sua residência, mesmo que você não faça nenhum outro tipo de alteração além da porta.

Porta Pivotante Moderna de VIdro
Porta Pivotante Moderna de Vidro

Podemos começar justamente falando sobre o fator interação. Uma porta de vidro pivotante faz com que dois ou mais ambientes da casa pareçam unificados, o que traz ainda a sensação de que o local está maior do que antes.

Um segundo ponto de destaque é a iluminação. Com a porta pivotante de vidro você terá uma incidência muito maior de luz no local, o que faz com que a casa ganhe uma iluminação natural que, além de belíssima, ajuda na economia de energia.

Destacamos, no entanto, que esse tipo de porta é mais indicado para a passagem entre um ambiente e outro na parte interna ou nos fundos da casa. O uso de porta pivotante de vidro na entrada da casa pode não parecer muito seguro.

Porta Pivotante com Vidro Fumê
Porta Pivotante com Vidro Fumê

Porta Pivotante Branca

O branco é uma das cores mais bonitas para uma casa. Ele dá a sensação de limpeza, de frescor, e deixa o ambiente mais gostoso. E a porta pivotante branca pode contribuir com tudo isso, e ainda trazer um ar de elegância que só esse tipo de porta carrega.

Assim como a porta pivotante de vidro, aquelas de coloração branca garantem um ar mais clean. É ótimo para tornar o ambiente mais claro, e dar a impressão de limpeza.

Esse tipo de porta poderá ser facilmente incorporado seja na parte interna ou externa de uma casa, e combina com diferentes tipos de decoração.

Lembre-se de combinar a sua porta pivotante branca com elementos como vasos e plantas, que trarão ainda mais elegância para o ambiente.

Porta Pivotante Branca
Exemplo de uma porta pivotante branca na entrada da casa.

Qual o Tamanho ideal da Porta Pivotante?

Um dos detalhes mais importantes a respeito da porta pivotante é que elas são sempre encomendadas. Isso significa que é essencial ter em mente o tamanho da porta ideal para a sua casa.

As medidas deverão ser pensadas respeitando o projeto desenvolvido pelo design de interiores, para que a porta consiga harmonizar com o espaço e com a decoração, aproveitando melhor o espaço.

É importante pensar inicialmente que a porta de entrada de uma casa deve ter pelo menos as medidas de 80cm de largura e 210cm de altura. Os pivôs, no entanto, exigem mais 10 centímetros para o giro no eixo aconteça.

Esses 10 centímetros são “perdidos”, no momento em que a porta gira para abrir. Eles são cruciais, portanto, para a movimentação da porta.

Projeto de uma Porta Pivotante

O tamanho precisa ser pensado considerando tudo que está ao redor. Ele precisa ser proporcional à fachada da casa, causando uma sensação e harmonia com todo o resto.

Uma porta grande demais ou pequena demais causará um estranhamento, e pode comprometer a beleza do projeto.

Lembre-se também que é na entrada da casa que também passam objetos grandes como sofás, fogões, dentre outros. Sendo assim, precisamos de uma bom espaço de acesso na porta pivotante para entrar com esses itens.

O arquiteto poderá definir o tamanho adequado para cada casa. Por isso, converse muito com esse profissional antes de encomendar a sua porta pivotante.

Para você ter uma base, listamos os tamanhos de porta pivotante que são mais utilizados nas residências. Confira abaixo:

  • 210cm de Altura X 100cm de largura
  • 210cm de Altura X 110cm de largura
  • 210cm de Altura X 120cm de largura
  • 210cm de Altura X 130cm de largura

Ferragens para uma Porta Pivotante: fechadura, pivô e puxador

Como dissemos no começo desse artigo, pensar em cada detalhe é essencial para que a sua porta pivotante combine com a casa e cumpra com o papel adequado. E por isso as ferragens são importantíssimas também.

Fechadura

Escolher a fechadura ideal é um dos pontos essenciais. A fechadura desse tipo de porta é diferente das portas de dobradiças tradicionais. A porta pivotante precisa de um modelo de puxador único.

Um dos modelos mais comuns de fechadura para porta pivotante é a fechadura rolete. Esse modelo possui ainda o espaço para chave, uma vez que a porta precisa eventualmente ser trancada.

Outra opção mais prática e moderna é a fechadura biométrica. Além de moderna e muito segura, ela exclui aquele velho incômodo de esquecer as chaves e ficar para fora de casa, ou de perder tempo procurando a chave dentro da bolsa.

Fechadura Eletrônica
Exemplo de uma fechadura eletrônica

Pivô

O pivô é a peça mais importante desse modelo de porta porque ele é que permite que ela gire no eixo, fazendo com que se movimente no abre e fecha.

A escolha do pivô (ou pino) precisa levar em consideração a estrutura da porta, assim como o seu tamanho e peso – o que varia de material para material. É importante conversar com o vendedor e com o instalador sobre qual é o pivô ideal para a porta.

O pivô precisa ter peso superior ao da porta pivotante, já que uma das peças severa suportar o peso em cima, enquanto outra servirá de suporte embaixo.

Pivô para porta pivotante
Exemplo de um pivô para uma porta pivotante

Puxador

O puxador também precisa ser comprado considerando o tamanho e o peso da porta. Além disso, ele servirá ainda de elemento decorativo, contribuindo para a beleza da porta.

O puxador da porta pivotante deverá ser instalado de ambos os lados – interno e externo. Existem diferentes modelos e tipos de puxadores, sendo alguns dos mais comuns:

  • Puxador de alça;
  • Puxador embutido;
  • Puxador de um furo;
  • Puxador quadrado;
  • Puxador redondo;
  • Puxador tubular;
  • Puxador reto;
  • Puxador curvo.

O acabamento pode ser cromado ou polido. É preciso pensar com cuidado e dedicar atenção à escolha do puxador.

Puxadores para Porta Pivotante
Exemplo de puxadores para porta pivotante

Qual Verniz utilizar em uma Porta Pivotante de Madeira?

Quem escolhe instalar uma porta pivotante tem excelente gosto. E uma das coisas que vai contar muito no resultado visual é o tipo de verniz utilizado na porta – que pode variar muito.

O verniz é essencial para as portas de madeira. Ele é responsável por dar um acabamento mais bonito, além de trazer um aspecto mais elegante à porta.

Trata-se de uma mistura de resinas que ajuda a dar brilho e tornar a porta mais bonita.

Além do brilho extra, o verniz proporciona ainda uma proteção extra, fazendo com que a madura seja um pouco mais resistente a riscos e avarias variadas.

Porta com Verniz
Exemplo de uma porta pivotante recém envernizada com verniz incolor

Verniz tingidor

O verniz tradicional não possui cor, e apenas atribui um brilho e um acabamento mais interessante a porta de pivotante de madeira. Mas existe também o verniz tingido que consegue alterar levemente a coloração da madeira.

Hoje em dia existe uma grande variedade de coloração de verniz no mercado. As cores podem ir desde a mais escura, tabaco, até o verniz incolor, que apenas atribui o brilho tão desejado.

É claro que para encontrar todas as opções de cores você precisa entrar em contato com uma loja especializada, pois nem todos os depósitos oferecem todas as possibilidades de cores.

As principais cores de verniz para madeira são:

  • Tabaco
  • Imbuia
  • Nogueira
  • Mogno
  • Cerejeira
  • Cedro
  • Natural
  • Incolor

Tabela de Cores para Verniz
Exemplos com as principais cores de verniz para madeira

Aplicação do verniz

A aplicação do verniz pode ser feita por profissionais ou até mesmo por pessoas leigas. Nesse segundo caso, é importante seguir algumas regras para que o verniz seja aplicado da forma correta.

O importante sempre é lixar bem a madeira da porta pivotante antes de iniciar o verniz. Uma dica é realizar várias demãos (número de vezes que o verniz é passado) do verniz para conseguir um acabamento impecável.


Exemplo de Aplicação de um Verniz Natural na Madeira

Instalação básica de uma Porta Pivotante

As portas pivotantes dispensam o uso de dobradiças tradicionais, e em seu lugar precisam dos chamados pivôs (ou pinos). Essa pequena mudança faz com que muita gente tenha dúvidas sobre como a instalação é feita.

Com uma INSTALAÇÃO diferente, a maioria dessas portas é bem maior que as convencionais e alguns cuidados são necessários para que elas tenham um bom funcionamento.


Exemplo de uma porta pivotante sendo instalada

Assim, se você escolheu utilizá-las é recomendado que um profissional capacitado faça a sua instalação, que é relativamente fácil, mas que precisa se utilizar das medidas corretas.

Como há dois PIVÔS de sustentação as chances da porta não se encaixar corretamente quando fechada são bem menores.

A primeira coisa que você precisa saber é que a instalação da porta pivotante deve ser feita por um profissional capacitado.

No momento em que for comprar a sua porta você já deve verificar se a empresa que fornece a peça também disponibiliza uma equipe especializada para instalação.

Instalação do Batente Pivotante

O primeiro passo é a fixação do Batente da Porta na parede. Este processo pode ser feito atráves de diferentes técnicas. As mais comuns são chumbamento, espuma expansiva e parafusos.

O que é chumbamento

Como diz o próprio nome, esse tipo de instalação é feito quando a porta é chumbada no local. É um tipo de instalação trabalhoso, mas que garante uma segurança boa, afinal, não há riscos de soltura.

O chumbamento é feito com argamassa e pregos que são colocados na lateral do batente (marco) para ajudar na fixação da argamassa.

Chumbamento do Marco com Argamassa
Exemplo de uma Porta Pivotante com Batente Chumbado com Argamassa

Espuma de poliuretano

A espuma expansiva pode ser usada também. Nesse caso ela é instalada, e em seguida incha, preenchendo o espaço entre a parede e o batente, garantindo uma excelente fixação.

Essa instalação tem a vantagem de ser muito rápida, e menos trabalhosa do que a anterior. Por isso é comumente utilizada quando o número de portas a serem instaladas é muito grande.

Batente com Espuma
Instalação de um Batente com Espuma Expansiva

Parafusos

Quando não há nenhum espaço entre o batente e a parede, a porta de pivotante pode ser instalada através do uso de parafusos.

O problema é que esses parafusos ficam a mostra, o que compromete um pouco a estética.

Qualquer uma dentre essas formas de instalação de porta pivotante dependerá de uma série de fatores, como o material do batente, da porta, a disponibilidade de espaço e etc.

O profissional responsável pela instalação saberá dizer qual é o melhor método.

Instalação da Porta no Batente

Após a fixação do batente na parede, vem a segunda parte que é a instalação da porta dentro do marco (batente) utilizando os pivôs. Para isso, o profissional responsável pela instalação da porta deve primeiramente conferir o prumo do marco.

Verifique o prumo do Marco
Verifique o prumo do marco

Em seguida, deve ser verificado o tamanho da porta. Algumas empresas que fabricam portas pivotantes enviam a porta um pouco maior para que seja feito um melhor ajuste no local.

Sendo assim, o profissional responsável pela instalação deve utilizar uma plaina elétrica para ajustar a medida ideal com o mínimo de folga possível no batente.

Para correta instalação da porta pivotante, a soleira já deve estar no lugar. O próximo passo agora é parafusar um dos pivôs na parte superior interna do batente e o outro pivor na parte inferior diretamente na soleira.

Pivo Instalado na Soleira
Um dos Pivôs é instalado na soleira da porta

Atenção: verifique a distância correta na hora da instalação do pivô.

Uma distância muito curta em uma porta pesada pode ocasionar problemas como o “arriamento da porta”, ou seja,  a porta pode raspar do chão e não fechar corretamente. Para garantir a eficácia do pivô ele deve ser instalado a uma distância recomendada no batente.

Por isso, sempre utilize uma boa distância para não ter nenhum tipo de problemas futuros com a sua porta.

Fizemos um guia de distâncias recomendadas para o pivô de acordo com o tamanho da porta pivotante:

  • Porta com 210 de Altura x 100 de largura: deixar uma distância mínima de 10cm
  • Porta com 210 de altura x 110 de largura: deixar uma distância mínima de 10cm
  • Porta com 210 de Altura x 120 de largura: deixar uma distância mínima de 15cm
  • Porta com 210 de Altura x 130 de largura: deixar uma distância mínima de 15cm
  • Porta com 210 de altura x 140 de largura: deixar uma distância mínima de 18 a 20cm
  • Porta com 210 de altura x 150 de largura: deixar uma distância mínima de 20cm

Por fim, o último passo é a colocação do pino pivotante na extremidade superior e inferior da porta e encaixa-la dentro do batente.

O interessante é sempre o profissional instalador ter um ajudante para posicionar corretamente a porta e não danificá-la no processo de instalação.

Processo instalação de uma Porta Pivotante
Processo de instalação de uma porta pivotante

Lembre-se: a correta instalação de uma porta pivotante exite um profissional (carpinteiro) qualificado, que tenha experiência na instalação deste tipo de porta e o maquinário adequado.

Geralmente uma porta pivotante é um produto caro e de alto valor agregado. Profissionais inexperientes podem danificar a porta e comprometer o seu correto funcionamento.

Portanto, na hora da instalação da sua porta, procure sempre um profissional com boas referências no mercado para o barato não sair caro depois!

Instalando uma Porta Pivotante Painel
Instalação de uma porta pivotante com painel fixo supeiror

Para fazer a sua porta pivotante é preciso que você tenha em mente o projeto de sua casa – e cada vez maior é o número de arquitetos e designers que apostam nesse modelo para oferecer melhores resultados em seus projetos.

Isso porque, além de serem esteticamente bonitas, as portas pivotantes oferecem um melhor uso do espaço do ambiente, além de serem extremamente seguras com relação aos objetos que estão mais próximos à entrada.

Assim, quando você se decide por utilizar uma porta pivotante, mais que uma escolha estética, você está pensando no seu espaço e no seu conforto.

Onde Comprar a sua Porta Pivotante?

A porta pivotante tem sido um item muito procurado por inúmeras pessoas que querem oferecer um estilo diferente para a sua casa – arrojado, moderno e ao mesmo tempo funcional.

Assim, a porta pivotante é parte fundamental de um bom projeto arquitetônico e de design de interiores, mas o que muitas pessoas ainda não sabem é onde comprar a sua porta pivotante?

Ela é um item muito procurado hoje em dia por pessoas que estão afim de começar as suas obras ou mesmo estão fazendo reformas estruturais baseadas no trabalho de designers de interiores e arquitetos.

Assim, é importante que você saiba que para que você possa garantir este modelo de porta, é preciso que você tenha em mente que elas custam um pouco mais que as portas tradicionais.

Porta pivotante com verniz acetinado
Exemplo de uma porta pivotante de madeira instalada

Isso se dá por dois motivos: um é o fato de que elas são feitas, em geral, sob encomenda. O segundo motivo é porque elas precisam de serviço especializado para a sua INSTALAÇÃO.

Assim, não pense que você simplesmente chegará a uma loja de materiais de construção e comprará uma porta pivotante. É preciso ter as MEDIDAS CERTAS para que o seu funcionamento ocorra com perfeição.

Então, você só poderá fazer a encomenda deste tipo de porta em locais especializados, marcenarias que tenham experiência na produção desses itens de decoração.

Como comentamos: é preciso ter as medidas corretas da porta para que ela possa ter o seu funcionamento perfeito.

Porta pivotante aberta
Lembre-se que perde-se entre 10 a 20cm de abertura no sistema pivotante

Procure por empresas especializadas e, principalmente, por profissionais que tenham capacitação para fazer uma instalação eficiente.

Qual o Preço de uma Porta Pivotante?

Na hora da reforma ou construção, sempre surge a dúvida sobre onde comprar porta pivotante, não é mesmo?

Geralmente, uma porta pivotante é encontrada em LOJAS DE ESQUADRIAS DE MADEIRA.

Em uma rápida pesquisa você poderá encontrar portas pivotantes por preços variados. Estes valores dependem muito do modelo da porta.

Por exemplo, as PORTAS DE ALUMÍNIO podem ter o seu preço a partir de R$ 900,00 e chegar a R$ 3.500,00.

Exemplo de uma porta pivotante de alumínio
Exemplo de uma porta pivotante de alumínio

As PORTAS DE MADEIRA que possuem um design mais sofisticado possuem preços a partir de R$ 1.000,00 e podem chegar a R$ 8.000,00 dependendo da altura e modelo.

Porta pivotante de madeira
Porta pivotante de madeira maciça

Preços muito abaixo do mercado podem indicar um sinal de alerta uma vez que a empresa pode estar fabricando a porta com um material de baixa qualidade (madeira verde por exemplo) o que pode gerar futuras dores de cabeça.

Uma porta pivotante exige um rigoroso processo de fabricação. Sendo assim, uma dica importante é escolher uma empresa ou loja que tenha uma equipe bem treinada e especializada neste tipo de produto.

Uma dica é sempre fazer uma pesquisa para saber referências sobre a empresa onde você deseja comprar a sua porta pivotante evitando assim qualquer tipo de problema futuro.


Exemplo de loja especializada em porta pivotante de madeira

Escolha a Loja Certa na Hora de Comprar!

As portas de pivotantes são artigos utilizados em residências luxuosas, e por isso serão encontradas em lojas de alto padrão.

Com o advento da internet você tem uma facilidade extra, já que pode fazer uma pesquisa na web sobre onde encontrar o material.

Existem alguns aspectos que precisam ser considerados na hora de fazer a compra. Veja quais são eles:

Ter alguma referência da loja onde você vai comprar

A primeira coisa é analisar a reputação da loja que você escolheu. Leia os comentários de outros clientes, e analise qual é a opinião média das pessoas.

Em seguida, acesse o site e veja os produtos oferecidos, se eles parecem de qualidade, se possuem uma boa apresentação em texto. É importante visitar a loja pessoalmente, se for possível!


Escolha sempre uma Loja de Confiança na hora de comprar a sua Porta.

Disponibilidade de especialistas

Outra coisa que você precisa analisar na hora de comprar a sua porta pivotante é se a loja disponibiliza uma boa equipe para instalação. Conheça as vantagens oferecidas pelo vendedor.

Variedade de produtos e materiais

A variedade de produtos também pode ser um agravante. Veja se a loja em questão possui diferentes materiais, modelos, além de oferecer toda a parte de ferragens para facilitar a sua compra.

Benefícios e Vantagens das Portas Pivotantes

Uma das vantagens das portas pivotantes é a economia de espaço.

Como uma parte da folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta é aberta, o sistema é ideal para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada.

As portas tradicionais podem bater nos móveis e esse constante movimento pode vir a danificá-los.

Além disso as FERRAGENS não ficam aparentes, uma vez que o sistema do pivô é embutido no portal e fixado na parte inferior e superior da porta.

As portas pivotantes também são de fácil instalação se comparadas com as portas tradicionais. Por ter apenas dois pivôs de sustentação, as chances da porta não se encaixar corretamente quando é fechado é muito menor.

Modelo de porta pivotante com puxador grande
Modelo de porta pivotante com puxador especial

Nas portas de abrir, tudo depende da instalação correta e bem posicionada das dobradiças. Geralmente o mais indicado é encomendar uma porta pivotante sob encomenda – e, quanto mais alta ela for, maior será a sensação de amplitude dada ao espaço.

Os modelos de madeira e aço são ideais para usar na entrada de residências, pois são mais fortes, resistentes e seguros.

As PORTAS DE VIDRO podem ser instaladas no interior da casa como divisória de ambientes – por exemplo: cozinhas e varandas.

Exemplo de uma porta pivotante de vidro
Exemplo de uma porta pivotante de vidro

Assim, como você pôde ver, a porta pivotante tem as suas vantagens – e você pode tê-las em sua casa!

Fique por dentro também de dicas de COMO COMPRAR UMA PORTA PIVOTANTE DE MADEIRA.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Como é o Projeto de uma Porta Pivotante

A PORTA PIVOTANTE antes de mais nada é uma porta que se difere do modelo tradicional por usar PIVÔS ao invés de dobradiças.

O resultado disso é que a porta gira em torno desses pivôs, deixando uma parte para o lado externo do ambiente.

Para o seu ambiente é um ganho de espaço, design arrojado e, hoje em dia, sinônimo de elegância e modernidade.

Entretanto, para projetar este tipo de porta é preciso ter em mente uma série de fatores como as suas MEDIDAS exatas que devem ser respeitadas.

Projeto especial de porta pivotante
Projeto especial de uma porta pivotante estilo brise

A PORTA DE ENTRADA de sua casa deve ter no mínimo 0,80 m de largura e pelo menos 2,10 m de altura – assim, quanto maior ela é em termos de altura, maior será a sensação de amplitude para o espaço.

Os PIVÔS devem estar a uma distância do batente para que sobrem pelo menos 0,90 m para a abertura, pois nesse processo, em torno de 10 cm serão utilizados para a rotação do eixo.

Esse espaço é perdido no momento em que a porta é aberta.

Sendo assim, o projeto de porta pivotante deve sempre levar em consideração a medida, modelo da porta e principalmente o espaço perdido com a abertura pivotante.

Quem pode realizar o Projeto da sua Porta?

O projeto de porta pivotante pode ser realizado por um bom arquiteto ou designer de interiores .

Lembre-se sempre de escolher um profissional com referências para não ter dores de cabeças futuras.


Projeto de porta pivotante em 3D

Em geral a fabricação de uma porta pivotante é feito por empresas sob encomenda, uma vez que não é um produto que possa ser feito para pronta entrega.

Afinal, cada projeto é um projeto, e por essa razão é preciso ter em mente também que os valores cobrados em geral por essas portas são um pouco mais elevados se por acaso você encomendasse uma porta tradicional.

Além disso, é preciso pensar em investir em um sistema de FECHADURAS resistentes e seguros – pois as fechaduras reforçam a estrutura da porta e garantem que a sua casa permaneça sempre protegida.

Exemplo de uma porta com fechadura biométrica
Exemplo de porta pivotante com uma fechadura do tipo biométrica

As portas desse modelo podem ser encontradas em pelo menos três modelos: MADEIRA, ALUMÍNIO e VIDRO.

Cabe somente a você encontrar qual modelo se encaixa melhor no seu projeto paisagístico e arquitetônico.

Vantagens de um Projeto de Porta Pivotante

A economia de espaço é o principal ponto que faz com que o uso da porta pivotante seja muito procurado. Isso porque uma parte da folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta se abre.

Isso é perfeito para apartamentos, por exemplo, onde em geral o acesso de entrada é pequeno.

A utilização dos pivôs de sustentação faz ainda com que as chances da porta não ter um encaixe perfeito sejam baixas. Nas portas tradicionais, isso depende muito da boa instalação e do bom posicionamento das dobradiças.

Assim, o mais indicado, é que essas portas sejam encomendadas sob medida, pois, como dissemos anteriormente, quanto mais altas elas são, maior é a sensação de amplitude.

Agora que você já sabe como fazer a sua porta pivotante, que tal encomendar a que se encaixa melhor em seus projetos?

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

 

Cuidados que devemos ter com a Porta Pivotante

Assim como outras peças de sua casa, a porta pivotante demanda de cuidados especiais para ter uma beleza e durabilidade maior.

Um dos cuidados primordiais é com o espaço que a porta terá, isso porque ela precisa de folga para ser aberta e fechada sem dificuldades. Como a abertura dela é diferente das portas tradicionais, algumas pessoas podem se confundir com isso.

Cuidados no controle de pragas também são necessários. Por isso, se perceber algum furo ou mesmo uma “areia” perto de sua porta, verifique se não existe a incidência de cupins!

Se for usar algum produto na limpeza de sua porta pivotante, prefira aqueles indicados pelo fabricante ou que sejam adequados para o material da porta. Ou seja: limpa vidros para portas de vidros, lustrador de madeira para portas de madeiras e etc.

Tudo isso vai contribuir para que a sua porta pivotante dure mais tempo, e também fique mais bonita, mantendo o aspecto luxuoso e atraente que essa peça costuma carregar consigo.

Porta Pivotante Bem Cuidada
Uma porta pivotante bem cuidada agrega valor no ambiente

Vantagens e Desvantagens da Porta Pivotante

Além de muito bonitas, as portas pivotantes trazem inúmeras vantagens e benefícios para aproveitamento de espaço, seja para a sua instalação em casas ou apartamentos.

O design arrojado e bonito faz com que esse modelo atribua ainda mais beleza e conforto ao ambiente.

A maior vantagem da porta pivotante é a economia de espaço que ela oferece – o que é ótimo para os projetos arquitetônicos e de design de interiores.

Como uma parte da folha acaba ficando fora do ambiente quando a porta é aberta, esse tipo de porta é ideal até mesmo para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada.

Outro ponto positivo da porta é que as ferragens não ficam aparentes, uma vez que o sistema de pivô é embutido e fixado na parte inferior e superior dessas portas.

Porta pivotante de madeira maciça
Exemplo de uma porta pivotante de madeira maciça

Elas também podem ser usadas no interior das casas, embora o seu uso mais comum seja na entrada das mesmas. Para isso, MODELOS DE VIDRO são os mais adequados.

Uma desvantagem com relação a esse modelo é que elas são mais frágeis. Por essa razão é importante que a porta tenha uma estrutura rígida para garantir a segurança e evitar o empenamento depois de algum tempo de uso.

Outro ponto que merece ser lembrado é com relação a vedação, que é inferior se comparadas às portas tradicionais – o que pode aumentar a quantidade de poeira e insetos dentro de sua casa.

Afinal vale a pena comprar uma porta pivotante?

Sim, vale muito a pena comprar uma porta pivotante para a sua casa!

Se você procura por soluções modernas e arrojadas esses tipos de porta são eficazes nesse sentido.

Entretanto, como salientamos acima, alguns de seus pontos negativos dependem muito do local em que você mora e da qualidade na hora da instalação.

Se o lugar em que você reside possui muitos insetos, é interessante optar por um modelo mais tradicional. Além disso, recomenda-se que o local onde a porta pivotante será instalada tenha alguma proteção contra à ação da chuva e sol.

Entretanto, se o seu projeto arquitetônico é favorável a instalação de uma porta pivotante, por que não utilizá-la, certo?

Porta pivotante de madeira maciça
Porta pivotante de madeira maciça

E aí, gostou do artigo acima?

Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

1 comentário sobre “O que é porta pivotante? O Principal Modelo de Porta para a Entrada!”

  1. Pingback: Fechadura para porta pivotante

Deixe uma resposta