O que é Porta de Prancheta?

Porta Prancheta Lisa
Compartilhar este artigo

Esse modelo de porta é o mais usado no interior das residências, ela tem sua estrutura composta de camadas de diferentes materiais, e o tipo de material que compõe esse espaço define o tipo de porta prancheta.

O tipo de material usado na fabricação da porta interfere diretamente na sua resistência, força e durabilidade. Além do material de fabricação, outro ponto de diferença entre as opções de portas prancheta é quanto o preço.

As portas pranchetas são mais frágeis que as portas de madeira maciça, também são mais leves e baratas e por isso são usadas no interior das residências, onde não estão em contato com ações climáticas e não precisam de resistência para segurança.

Mas, mesmo sendo uma peça que não será exposta a possíveis danos é preciso escolher opções de qualidade que não exigem manutenção constante.

Quais são as vantagens de ter a porta prancheta?

Preço

Por serem portas usadas no interior das casas elas são produzidas com diferentes materiais, no interior uma madeira mais frágil ou até mdf e no exterior uma madeira mais resistente.

Isso permite que o preço cobrado por esse tipo de porta seja menor, já que o custo de produção e até de transporte são mais baixos.

Beleza

A madeira é sem dúvida a opção mais bonita de porta, o acabamento e a rusticidade da madeira são as preferidas. Ainda tem a vantagem de não parecer um improviso como as portas de pvc.

Durabilidade

O tempo de duração de uma porta prancheta vai depender do material escolhido mas, sem dúvida quando usada da maneira correta ela tem maior durabilidade do que as outras opções.

Resistência

As portas de madeira são a opção mais resistente, e quando são revestidas de camada protetora essa resistência se torna maior ainda, sendo preciso apenas retocar essa proteção.

Onde essa porta é utilizada?

As portas prancheta são muito utilizadas nos espaços internos das casas, principalmente nos quartos e banheiros, elas podem também ser usadas na cozinha mas podem sofrer danos por conta da presença do calor, da umidade e da gordura.

No banheiro é preciso escolher um tipo específico de porta prancheta porque os modelos mais simples podem ser danificados pelo calor e umidade do ambiente. Por isso aquelas consideradas semi sólida e sólida devem são as melhores opções.

Esse tipo de porta não é recomendado para a parte exterior da casa pois são mais frágeis e suscetíveis a danos pela chuva ou pela incidência solar.

Porta Prancheta para Quarto
Porta Prancheta utilizada no Quarto, Closet e Banheiro

Tipos de portas de prancheta

As portas pranchetas são separadas por três tipos que tem como diferença o material usado para fabricar a parte interna da porta.

Oca

A porta prancheta oca é fabricada com madeira por fora e papelão na parte interna, elas são a opção mais barata porém são menos resistentes e precisam ser substituídas com pouco tempo de uso.

Porta Prancheta Oca
Porta Prancheta Oca – Interior de Colmeia de Papelão

Semi-Sólida

A porta prancheta semi-sólida é fabricada com madeira na parte interna e externa da peça, mas a parte interna é feita com camadas de madeira e não uma única peça, são mais resistentes que a oca e tem melhor custo benefício pois o preço é atrativo pela qualidade.

Porta Semi-Sólida - Interior de Madeira Sarrafeada
Porta Prancheta Semi-Sólida – Interior de Madeira Sarrafeada

Sólida

A porta prancheta sólida é fabricada na parte interna com madeira prensada e revestida também com madeira, é a opção mais resistente e tem maior durabilidade e isolamento acústico, mas é a opção mais cara.

Porta Sólida - Interior de Madeira Compactada
Porta Sólida – Interior de Madeira Compactada

Quais são os cuidados necessários que você deve ter com as portas prancheta?

Esse tipo de porta requer alguns cuidados, como por exemplo:

● Utilizar um verniz de qualidade na porta com o objetivo de proteger a lâmina de madeira e aumentar sua durabilidade
● Ter um cuidado especial na lavagem dos banheiros. Deve evitar ao máximo o contato direto da água com este tipo de porta.
● Na hora da escolha da estrutura interna sempre que possível tenha preferência da semi-sólida ou sólida que são mais resistentes ao abre e fecha porta do dia a dia.

Porta Prancheta Danificada
Porta danificada pela ação da água no momento da lavagem do banheiro

Porta Prancheta é a melhor opção para Portas Internas

Esses modelos de porta são a opção mais usada e mais conhecidas para usar no interior das casas e você encontra sempre uma opção que mais te atende quanto a preço e qualidade.

Cuidado com as opções que podem parecer mais baratas mas que em pouco tempo vão exigir a substituição.

Deixe uma resposta