Conheça os principais modelos de Portas Sanfonadas!

Tudo Sobre Porta Sanfonada
Compartilhar este artigo

Escolher uma porta sanfonada pode ser a solução para fazer com que a sua casa fique ainda mais espaçosa e bonita. Esse tipo de peça tem sido cada vez mais incorporados aos projetos imobiliários no Brasil.

A porta causa um grande impacto no resultado final. Uma casa bonita com a porta que não combina e não harmoniza com o entorno parecerá meio deslocada, e terá a sua elegância e charme comprometidos.

A porta sanfonada é tão interessante, que pode ser adaptada para diversos projetos. No entanto, é muito comum que ela seja pensada como uma solução para ambientes que possuem menos espaço, e onde é necessário aproveitar bem cada metro quadrado.

Muitas das vezes, para cômodos menores, a porta tradicional parece um grande empecilho, pois, demanda de espaço para ser aberta, e isso por tornar o espaço ainda menor. Mas, com a porta sanfonada esse problema não existe.

Se você tem interesse em adotar a porta sanfonada em sua casa, mas não sabe se essa é a peça ideal para você, vamos explicar todos os detalhes: como ela funciona, como acontece a instalação, e tiraremos todas as suas dúvidas a respeito desse modelo de porta.

Porta Sanfonada
Exemplo de uma Porta Sanfonada

O que é porta sanfonada?

Antes de qualquer coisa precisamos começar explicando exatamente o que é a porta sanfonada. Como o próprio nome sugere, esse tipo de porta imita uma “sanfona”, realizando um movimento de retração.

Essa porta é posicionada em cima de um trilho, e quando aberta, ela se dobra em lâminas, e esse encolhe na lateral, dando espaço para passagem. Para fechar, basta esticar novamente a porta sanfonada, e ela voltará ao seu formato inicial.

As portas sanfonadas possuem custo mais baixo do que as portas tradicionais, na maioria das vezes. Esse é outro fator que faz com que muitas pessoas busquem por esse modelo.

Exemplo de Porta Sanfonada
A Porta Sanfonada traz funcionalidade e praticidade do dia a dia 

Porta Sanfonada  X  Porta Camarão

É bastante comum que as pessoas confundam a porta sanfonada com a porta camarão. Mas embora tenham um mecanismo semelhante, esses modelos se diferem em alguns pontos.

A porta camarão também é movida por um trilho, mas ela se dobra em peças maiores, enquanto a sanfonada segue exatamente a ideia de uma sanfona, e se contrai em diversas lâminas que se juntam na lateral.

Porta Camarão Branca
Exemplo de uma porta camarão

A porta sanfonada acaba por ocupar menos espaço ainda do que a camarão, uma vez que as peças que se dobram ficam quase que totalmente fora do caminho.

Também podemos destacar outra questão importante, que o custo. Enquanto uma porta camarão pode ter custos altíssimos, a sanfonada, de modo geral, é encontrada por um valor médio bem interessante.

Onde utilizar uma Porta Sanfonada?

Uma porta sanfonada pode enriquecer muito o seu projeto. Elas são tão bonitas, e ainda promovem uma sensação de espaço. Limpeza e clareza, deixando o caminho livre para uso.

É muito comum hoje em dia que essas portas sejam adotadas pelos arquitetos e designers mais ousados, que querem promover um ambiente que seja, além de muito elegante, moderno e glamoroso.

Porta Sanfonada Moderna
A Porta Sanfonada também pode ser utilizada em Projetos Modernos

Mas, apesar de ser uma peça belíssima e que ajuda muito na economia de espaço, a porta sanfonada não deve ser utilizada como PORTA PRINCIPAL DE ENTRADA. A sua função é dividir as passagens de cômodos!

E nesse caso, podemos dizer que ela pode ser aplicada em praticamente todos os locais da casa, sendo comumente utilizada em banheiros, quartos, dispensas, salas, etc. Também é possível aplicar esse tipo de porta em ambientes externos, como jardins, lavanderias e etc.

Porta Sanfonada de Alumínio
Exemplo de uma Porta Sanfondada de Alumínio utilizada na Lavanderia.

É claro que o material usado para fabricação da porta sanfonada vai impactar diretamente na qualidade e também no fator “segurança”, proporcionado por ela. No entanto, o próprio formato da porta faz com que não seja normalmente utilizada como PORTA DE ENTRADA PRINCIPAL.

Isso porque a porta sanfonada depende de um trilho que está localizado na parte superior da peça, por onde ela vai correr durante a abertura. A porta pode ser removida desse trilho intencionalmente, o que faz com que não seja extremamente segura para ser porta de entrada.

Trilho da Porta Sanfonada
Exemplo de um trilho de uma Porta Sanfonada

E já que falamos sobre existirem diferentes tipos de porta sanfonada, vamos analisar alguns modelos possíveis, para que você fique familiarizado com as opções de porta sanfonada.

Porta Sanfonada de Madeira

A grande questão acerca das portas sanfonadas é que além de serem muito bonitas e elegantes, elas promovem uma boa economia de espaço. Isso porque, diferentemente das portas tradicionais, elas não precisam de espaço para serem abertas.

As portas sanfonadas podem ser encontradas feitas e muitos materiais diferentes, e, como sempre, a madeira é um dos preferidos. Além de trazer a resistência comum dessa matéria prima, essas portas ainda acompanham um visual único, capaz de atribuir beleza e elegância ao ambiente.

Porta Sanfonada de Madeira
Exemplo de uma elegante porta sanfonada de madeira maciça

As portas sanfonadas de madeira podem ser encontradas em diferentes tipos e cores. As portas podem ser bem escuras, na cor tabaco, ou chegarem a um bege bem claro, quase se misturando ao branco.

Essa variedade de cores faz com que essa porta se torne ainda mais versátil, podendo ser aplicada nos mais variados tipos de ambientes, além de combinar com diversos tipos de decoração.

Porta Prancheta Sanfonada
Porta Prancheta Sanfonada

A porta sanfonada de madeira é ideal para vedação, e pode ser aplicada em quartos, banheiros e qualquer outro ambiente da residência.

A qualidade da madeira precisa ser muito bem pesquisada. Existem vários tipos de madeira que podem ser usados para a criação de uma porta, e a escolha impactará diretamente na qualidade do produto.

A madeira maciça é sempre muito bem-vinda por conta de sua alta qualidade. No entanto, ela também pode pesar bem mais. É necessário analisar os prós e os contras de cada material antes de adquirir.

Porta Maciça Camarão
Porta de Madeira Maciça com Vidro: Abertura Camarão

Porta Sanfonada de PVC

Já no caso da porta sanfonada de PVC, estamos falando de um material um pouco menos resistente. E essa fragilidade exige ainda mais que essa porta seja usada exclusivamente em ambientes internos.

Ela pode ser utilizada em banheiros, por exemplo, ou mesmo em quartos. Mas a porta sanfonada de PVC nunca deverá ser aplicada como porta principal de uma residência.

Cores de uma Porta Sanfonada de PVC

Ela também pode ser encontrada e variadas cores, sendo que o mais comum é o branco ou o marrom, com textura que imita madeira.

Porta Sanfonada Marrom
Exemplo de uma Porta Sanfonada de PVC com cor Marrom

Muitas pessoas escolhem essa porta para separar o quarto do closet, por exemplo, criando um segundo ambiente no cômodo.

Essa é uma aplicação muito adequada, já que o closet deve ter o máximo de aproveitamento de espaço – e essa é justamente a aplicação da porta sanfonada.

Porta Sanfonada PVC Branca
Exemplo de uma Porta Sanfonada de PVC com cor Branca

É importante destacar que o PVC, quando comparado com muitos outros materiais, apresenta excelentes vantagens. A começar pelo custo baixo, que é uma das características marcantes desse material.

Além disso, ele promove um bom isolamento acústico e térmico, e por isso mesmo é muito comumente utilizado em portas sanfonadas para quartos. Também temos que destacar o fator higienização, uma vez que o PVC é muito fácil de ser mantido limpo, e se dá bem com variados produtos.

Porta Sanfonada de Vidro

Durante muito tempo, as portas sanfonadas foram associadas aos projetos de baixo custo e modestos, já que a ideia era tornar um ambiente pequeno com uma aparência mais ampla – e também por conta de seu valor no mercado.

Hoje em dia, no entanto, não é mais assim. Muitos projetos ousados e elegantes também optam pela porta sanfonada com a intenção de tornar o ambiente mais amplo, sim, mas de forma mais sofisticada.

E nesse cenário apareceu a opção de porta sanfonada de vidro. Essa é uma opção muito bonita e fina para quem quer trazer um aspecto mais elegante para o ambiente. No entanto, temos que destacar que, assim como as anteriores, essa porta não é adequada par ser usada de entrada.

Porta Safonada de Vidro
Porta Sanfonada de Vidro utilizada em uma Sala de Reunião

Mas ela tem uma aplicação muito comum aos fundos da casa, dando acesso, por exemplo, à piscina ou ao jardim.

Uma porta sanfonada de vidro traz inúmeros benefícios para a casa. Um dos principais é a entrada de luz natural, que deixará o ambiente mais claro durante o dia, dispensando o uso de luminárias e lâmpadas.

Mas não é só isso. Estruturas de vidro são comumente relacionadas ao luxo e sofisticação. Por isso mesmo a porta sanfonada de vidro atribui ainda mais elegância ao seu ambiente, fazendo com que a casa ganhe um aspecto completamente novo e muito bonito.

Resistência de uma Porta Sanfonada de Vidro

Muitas das vezes é usado vidro transparente para a fabricação desse modelo, o que faz com que seja ainda mais resistente. O vidro pode ter um aspecto esverdeado, esfumado ou até mesmo transparente – isso vai depender de seu gosto pessoal e da empresa que está fabricando a sua peça.

Porta Sanfonada de Vidro
Porta Sanfonada de Vidro com Moldura em Madeira

Como instalar uma Porta Sanfonada?

Agora que você já conhece tudo sobre porta sanfonada, inclusive já conhece alguns materiais e modelos que podem ser encontrados no mercado, é hora de saber um pouco mais sobre a instalação.

A instalação de portas e demais itens em uma casa sempre é motivo de dor de cabeça. Barulho, sujeira e incômodos variados estão sempre relacionados a esse tipo de instalação.

Mas você sabia que a porta sanfonada pode ser feita de forma muito rápida e prática? Por isso mesmo esse tipo de porta é escolhido quando existe uma demanda muito grande – como em condomínios em construção.

Precisa contratar um profissional ?

A dúvida mais comum de quem pretende instalar uma porta sanfonada é sobre a necessidade de um profissional para realizar o serviço.

Mas a verdade é que em alguns casos, a porta pode instalada por qualquer pessoa, mesmo quem não tem muito conhecimento sobre isso.

Instalação Porta Sanfonada de PVC
Uma porta sanfonada de PVC é bem simples de ser instalada

Caso a porta sanfonada seja de madeira, recomenda-se contratar um profissional (carpinteiro) para sua correta instalação por ser uma colocação mais complexa.

Materiais necessários para instalar uma Porta Sanfonada

Para fazer a instalação da porta sanfonada em sua casa por conta própria, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • trena;
  • furadeira;
  • chave de fenda ou chave Phillips;
  • arcos de serra;
  • luvas de proteção;
  • lápis;
  • broca;
  • óculos de proteção.

Como você pode perceber, esses materiais serão utilizados tanto para a aplicação da peça quanto para a sua proteção na hora do trabalho com porta sanfonada.

Instalando Porta Sanfonada

Conheça o espaço da porta:

Você terá então que analisar o local onde pretende instalar a sua porta sanfonada, verificando se não passam fiações, ou se essa não é uma área de viga de sustentação, o que impediria então a possibilidade de furo.

Se tudo estiver certo, e o local for adequado, é hora de fazer a instalação!

Como instalar uma Porta Sanfonada de Madeira?

A porta sanfonada de madeira já é mais complicada e a sua instalação requer um profissional (carpinteiro) para sua correta instalação. Fizemos um passo a passo abaixo para auxiliar na sua instalação. Confira abaixo:

1) Use um lápis para marcar um ponto no centro da parte superior e das laterais de onde a sua porta sanfonada será instalada. A marcação servirá de guia na hora de posicionar a peça.

2) Posicione o suporte de trilho da porta na parte superior do batente, seguindo a marcação a lápis, e fixe o trilho com os pregos que vieram junto com a sua porta. Verifique se todos os suportes estão alinhados, e também se certifique de que a parte lisa está virada para a parede.

Ferragens para Porta Sanfonada
Ferragens utilizadas em uma Porta Sanfonada de Madeira

3) Em seguida é hora de instalar o trilho! Você deverá encaixar o trilho da parte superior nos pinos. Fixe essa peça juntamente com a porta tanto na parte lateral quando nos suportes dos trilhos.

Instalando a Porta Sanfonada
Parafuse o trilho na parte superior do batente (Marco)

4) Com a ajuda de uma chave de fenda, aperte os parafusos com cuidado, sem fazer muita força para que o material da porta não seja danificado. Corra a porta para abrir e fechar, e verifique se está funcionando.

Lembramos que aporta acompanha um manual explicando esse passo a passo com detalhes, inclusive com imagens. E há também a possibilidade de contratar um profissional para instalar a sua porta sanfonada.

Qual medida usar na porta sanfonada?

Como você pode ver, fazer a instalação da porta sanfonada não é nada muito complicado. No entanto, exige atenção e cuidado para que a porta fique muito bem fixada, e não corra o risco de descarrilhar.

Um dos fatores mais importantes na hora de fazer a instalação é a medida. Imagine só o desconforto de preparar tudo para instalar a sua porta sanfonada e descobrir que ela não cabe no local designado. Ou ainda, que ela é muito menor do que o espaço aberto.

Medindo o Vão da Porta
Importante conferir as medidas do vão onde será instalada a porta

Para evitar isso, o cuidado com as medidas de uma porta sanfonada deve ser primordial. Mas as portas sanfonadas têm tamanhos variados, e até mesmo podem ser encomendadas em tamanhos especiais.

Um dos parâmetros que deverá ser usado é: qual é o tamanho do espaço que você quer instalar a porta? Ela deverá cobrir todo o espaço, sem deixar que sobre vãos.

Na hora de partir em busca de sua porta perfeita, tenha todas as medidas anotadas para saber exatamente o que você precisa. Não adianta tentar comprar uma porta sanfonada a olho, sem medir antes o espaço.

Medir Porta
Verifique se o tamanho da porta é compatível

Onde comprar uma porta sanfonada?

As portas sanfonadas são umas queridinhas no Brasil. Seja para economizar espaço ou mesmo para atribuir mais charme e elegância ao ambiente, elas são comumente escolhidas para compor os mais variados projetos.

E na hora de comprar a porta sanfonada ideal para você, é preciso analisar com cuidado a procedência da peça. Com isso você evita decepções, e tem a certeza de adquirir um produto verdadeiramente qualificado.

Procure uma Loja Especializada

Uma dica é que você compre a sua porta sanfonada em uma loja especializada no fornecimento desse tipo de peça. A primeira vantagem disso é que você terá uma grande variedade de cores, materiais, modelos e, claro, preços.

Na hora da compra, converse com o atendente e descubra se a empresa oferece também um instalador – o que te pouparia o trabalho de fazer isso por conta própria.

Qualquer dúvida a respeito da aquisição de sua porta sanfonada, converse com o representante da loja e tente esclarecer antes de fazer a aquisição. Compre a porta sanfonada perfeita para a sua casa apenas quando tiver certeza.

Ambiente chique e elegante com porta sanfonada!

Se você busca elegância, conforto e melhor aproveitamento de espaço em sua casa de férias ou na sua residência, a porta sanfonada é a melhor opção.

Como você pode perceber, essa peça é versátil, e pode ser aplicada com as variadas finalidades, em diferentes ambientes. As opções de cores e materiais faz com que a porta sanfonada seja a escolha perfeita, pois, com certeza haverá uma adequada para o seu caso.

Os cuidados com a porta sanfonada são mínimos. É indicado que tenha delicadeza na hora de abrir e fechar as portas para que elas não descarrilhem. No caso do material de PVC, é importante que não fique em uma parte onde haja corrente de ar, poiso o vento pode balançar muito as portas quando estão fechadas.

Independente do MODELO DE PORTA que você escolher, é essencial que essa peça combine com toda a harmonia de sua casa. Para que tenha um aspecto elegante e sofisticado, ela precisa estar de acordo com a decoração e o clima que você pretende passar.

Como você pode ver, a porta sanfonada é quase um coringa em sua residência. Ela serve para ser aplicada em diferentes ambientes, tem fácil instalação e manutenção, e se bem cuidada pode durar muito tempo.

Sendo assim, é uma boa escolha para quem quer redecorar a casa, mudar os ares, ou quem está construindo algo completamente novo.

A escolha da porta sanfonada trará um resultado encantador.

Deixe uma resposta