Qual o tamanho ideal para uma Porta Pivotante?

Compartilhar este artigo

As pessoas que procuram pela PORTA PIVOTANTE por conta de seus projetos feitos por designers de interiores não sabem que a maioria dessas portas é feita sob encomenda.

Assim, é preciso ter em mente que ela possui um tamanho ideal e que ele deve ser respeitado para que assim se possa ter uma boa ergonomia de espaço junto à decoração da sua casa.

Por essa razão é que separamos este texto que tem informações sobre o tamanho ideal para que você possa aproveitar todas as vantagens relacionadas ao funcionamento e ao aproveitamento de espaço que a porta pivotante oferece.

Quer saber mais? Então continue a ler este artigo e saiba mais. Ao final dele você não terá dúvidas na hora de encomendar a sua porta exclusiva e ter o que de melhor ela pode oferecer para o seu ambiente: arrojo e modernidade.

Porta pivotante tamanho ideal

Antes de começar a PROJETAR A SUA PORTA PIVOTANTE, é preciso ter em mente que a porta de entrada da casa deve ter no mínimo 0,80 m de largura e pelo menos 2,10 m de altura.

Os PIVÔS devem estar a um distância do batente para que sobrem pelo menos 0.90 m para a abertura, pois algo em torno de 10 cm serão utilizados para a rotação do eixo.

No processo, esses 10 cm são perdidos no momento em que a porta é aberta.

Exemplo de porta pivotante
Exemplo de porta pivotante

Porta pivotante tamanho ideal é aquela porta que não fica desproporcional na entrada da casa trazendo harmonia e requinte na fachada.

Por isso, é sempre interessante consultar um arquiteto antes de comprar a sua porta pivotante.

O arquiteto será responsável por PROJETAR UMA PORTA com tamanho ideal de acordo com o estilo da sua casa.

Além da porta, também é importante investir em um sistema de FECHADURAS resistentes e seguros – as fechaduras reforçam a estrutura da porta e garantem que a sua casa permaneça protegida.

Fechadura biométrica
Fechadura biométrica para porta pivotante

Porta Pivotante: vantagens

A porta pivotante é um modelo de portas que dispensa o uso de dobradiças como nas portas tradicionais.

Ao invés delas, são utilizados pivôs que acabam por servirem para regular o giro da porta que acontece em torno de um eixo vertical.

Uma das grandes vantagens desse sistema é o fato de que o espaço interno de sua casa acaba sendo privilegiado – o que faz com que objetos de decoração, por exemplo, que ficam perto da entrada, sejam valorizados.

Exemplo de uma porta pivotante branca
Exemplo de uma porta pivotante especial branca

Além disso, essas medidas impedem elas de bater nos móveis que fiquem atrás, o que pode danificá-los.

Além disso, as ferragens não ficam aparentes, uma vez que todo o sistema de pivôs é interno e embutido no portal fixado na parte inferior e superior da porta.

A porta pivotante também possui uma INSTALAÇÃO mais fácil que as portas tradicionais – o que não significa dizer que qualquer pessoa possa instalá-las.

É preciso ter o cuidado tanto na hora de escolher quem projetará a sua porta, quanto na hora de escolher quem a irá instalar.

Isso porque, por utilizar-se de dois pivôs de sustentação, as chances da porta não se encaixar são mínimas – nas portas de abrir, tudo depende da instalação correta e bem posicionada das dobradiças.

Por isso, é importante que você tenha as MEDIDAS DA SUA PORTA respeitadas para que assim você possa aproveitar todos os benefícios que ela proporciona ao espaço do seu ambiente.

Tipos de porta pivotante

As portas pivotantes podem ser encontradas em três materiais: MADEIRA, VIDRO ou ALUMÍNIO.

Em geral se utiliza a porta de madeira ou alumínio para a entrada da casa – podendo mesclar os materiais.

Entretanto é possível que você possa encomendar a sua porta serigrafada de vidro para obter ótimos resultados em sua decoração e no design de sua casa.

Além disso, elas também podem ser utilizadas no interior de sua casa para separar vãos – você pode escolher!

Exemplo de uma porta pivotante de vidro
Exemplo de uma porta pivotante de vidro

Agora que você sabe um pouco mais sobre as medidas corretas de sua porta pivotante que tal encomendar a sua e ter o melhor que esses modelos podem oferecer para a sua casa?

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Deixe uma resposta