Porta de Madeira Pivotante. Porque utilizá-la na Entrada da Casa!

Compartilhar este artigo

A porta pivotante tem sido uma das primeiras opções para a casa de muitas pessoas e as razões para isso são várias – seja pela valorização que elas oferecem ao espaço interno ou mesmo por questões de estética.

Mas o fato é que elas chegaram para ficar e se traduzem como uma forma de requinte e praticidade muito sofisticadas para qualquer ambiente. Por essa razão é que elas fazem tanto sucesso.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas com relação a o tipo de porta que devem utilizar, já que elas são produzidas em alumínio, vidro e em madeira – afinal, em que lugar cada uma delas se encaixa melhor?

Para saber um pouco mais onde a sua porta pivotante de madeira maciça vai ficar é que recomendamos para você que leia este artigo. Ao final dele você terá decidido sobre o local onde elas poderão ser instaladas. Vamos nessa?

O que são as portas pivotantes?

PORTAS PIVOTANTES são aquelas que dispensam o uso de dobradiças, pois se utilizam de ferragens do tipo pivô que regulam o giro da porta que acontece em torno de um eixo vertical.

Porta pivotante em madeira teca
Porta pivotante em madeira teca

Elas podem ser usadas tanto na parte externa quanto na parte interna da casa, entretanto o seu uso mais comum é na entrada de casas de alto padrão – embora já seja bem comum o seu uso para dividir vãos de casas, assim como para separar a varanda da parte interna.

Porta de madeira pivotante

Talvez um dos usos mais comuns da porta pivotante é o de madeira maciça, que possui uma grande variedade de modelos no mercado.

Isso porque a madeira sempre será uma opção com melhor apelo estético.

Porta pivotante de madeira mosaico
Porta pivotante de madeira com design moderno

E em se tratando desse tipo de porta, a estética é muito importante – principalmente se ela é combinada com o fato de que você poderá ter mais espaço e evitará que a sua porta se danifique ou cause estragos em outros móveis.

A madeira maciça, além de todas essas vantagens, que são muito comuns para as portas pivotantes, ainda têm uma grande resistência e durabilidade, que podem fazer com que elas possam ser a sua opção na hora de escolher a sua porta pivotante.

Afinal, se você escolheu este modelo é porque, provavelmente quer uma maior praticidade e o seu espaço, além de agregar estilo e sofisticação para o seu lar.

Porta de madeira pivotante

Porta de madeira pivotante com 2 folhas (bandeiras)

Cuidados

Por se tratar de um produto 100% natural, a porta de madeira pivotante exige alguns cuidados extras.

O primeiro é a ESCOLHA DE UM VERNIZ ADEQUADO com o objetivo de proteger a madeira contra a ação do tempo. Os mais indicados são vernizes com tripla camada de filtro solar (caso a porta fique exposta no tempo).

Utilização de um verniz para proteção da porta de madeira

Vernizes para madeira
Exemplo de vernizes para madeira

Outro cuidado essencial é evitar ao máximo instalar a porta em locais onde a porta de madeira fique exposta a maior parte do dia ao sol.

Mesmo utilizando um verniz de qualidade, sempre devemos evitar  ao máximo deixar uma porta de madeira maciça exposta ao sol, principalmente ao sol mais forte da tarde – entre 12:00 até 16:00.

Uma solução seria a construção de um beiral na casa para gerar uma sombra para sua porta pivotante.

Outra dica importante é sempre deixar à INSTALAÇÃO DA PORTA PIVOTANTE de madeira nas fases finais da obra. Isso vai evitar os resíduos de argamassa da obra manchem à sua porta.

Além disso, recomenda-se que produtos de madeira sempre sejam instalados logo após a sua fabricação evitando ao máximo ficarem estocados na obra durante um longo período.

Instalando porta de madeira
Instalando porta de madeira

Custo-benefício

A grande vantagem da porta pivotante de madeira é a sua utilização em espaços que privilegiem o uso de objetos de decoração. Além disso, aproveitam melhor o espaço onde elas são inseridas.

Por essa razão a instalação deve ser feita por profissionais que tenham experiência com esse tipo de material.

Além disso, o seu preço pode ser um pouco mais elevado, se comparada com as portas tradicionais – mas, em se tratando de durabilidade, praticidade e estilo, a porta pivotante compensa esse valor.

Porta pivotante de madeira
Porta pivotante de madeira modelo passione

Além disso, elas podem ser facilmente substituídas por outros modelos – o grande porém, nesses casos é que a venda não pode ser realizada de modo imediato, pois essas portas são feitas sob encomenda.

Pois é preciso ter as medidas exatas de onde elas serão instaladas e isso demanda algum tempo para deixá-las prontas.

O estilo delas pode ser variado, mas o que prevalece é a modernidade – sendo possível utilizar partes de alumínio em sua estrutura, assim como o vidro, para estilizar ainda mais o item.

Porta pivotante com detalhe em vidro
Porta pivotante com detalhe em vidro

Assim, se você procura por soluções modernas para a sua casa, as portas pivotantes são ótimas soluções e, como você pode ver em uma rápida pesquisa, elas podem ser usadas de diferentes formas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a porta de madeira pivotante, que tal encomendar a sua para o projeto de sua casa?

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Deixe uma resposta