Modelos de porta pivotante. Veja os principais modelos do Mercado!

Compartilhar este artigo

Hoje em dia, diversos tipos de modelos de porta pivotante vem sendo utilizados na entrada principal da casa.

Apesar de seu grande uso atualmente muitas pessoas não sabem que a porta pivotante possuem vários modelos que podem variar de acordo com a necessidade do proprietário – ou do projeto paisagístico.

Sinônimos de elegância, arrojo e estilo, as portas pivotantes caíram nas graças dos arquitetos e designers de interiores por sua beleza, praticidade e pela valorização que oferecem ao ambiente interno das casas.

Assim, não é de se surpreender que o local mais comum de as encontrar hoje em dia é em casas de alto padrão e em apartamentos luxuosos – tanto interna como externamente, elas estão caindo no gosto dos proprietários.

Por isso, se você quer conhecer um pouco mais sobre a PORTA PIVOTANTE e os modelos disponíveis para cada uma delas, recomendo que você continue lendo este artigo.

Nele vamos mostrar quais são os principais modelos de porta pivotante disponíveis no mercado para ajudar você a escolher a sua. Vamos nessa?

Porta Pivotante: o que é?

A porta pivotante dispensa o uso de dobradiças – ao invés disso ela usa FERRAGENS DO TIPO PIVÔ para regular o giro da porta, que acontece em torno de um eixo vertical.

Essas portas são utilizadas, geralmente na entrada de residências de alto luxo e podem ser encontradas no mercado na versão em ALUMÍNIO ou em MADEIRA.

Sua INSTALAÇÃO é um pouco diferente das portas convencionais, o que torna a as instalação mais técnica – pedindo, assim, a colaboração de um profissional qualificado para a execução do serviço.

Porta maciça pivotante em Madeira Teca
Porta pivotante maciça em madeira teca

Antes de iniciá-lo, é importante checar as condições do vão, que devem ter as dimensões corretas segundo o que indica o fabricante da porta. A soleira também deve estar perfeitamente nivelada para não prejudicar a regulagem do batente no vão.

Agora conheça um pouco mais sobre os modelos disponíveis no mercado.

Porta Pivotante de Madeira

A porta pivotante de madeira é uma das mais comuns de serem encontradas e elas são muito utilizadas para a entrada de casas de alto padrão.

Em geral são feitas de madeira maciça com detalhes em alumínio e vidro e podem vir tanto com madeira de demolição como pode ser feita em madeira tradicional polida ou pintada.

Porta pivotante em madeira de demolição
Porta pivotante em madeira de demolição

A maleabilidade do material pode ser vista com diversos formatos e modelos que vão dar um charme a mais para a entrada de sua casa.

Porta pivotante de madeira maciça

Existem uma grande variação de modelos de porta pivotante 100% em madeira maciça. A mais utilizada no mercado é a porta modelo BBB (também chamada de porta modelo friso).

Esta porta possuí um ótimo custo benefício sendo um modelo relativamente barato e ao mesmo tempo bonito e moderno.

Porta maciça pivotante modelo Friso
Porta pivotante 100% em madeira maciça

Porta pivotante de madeira com estrutura de ferro

Este tipo de porta possuí uma estrutura interna que pode ser de ferro ou tubo de aço (metalon) com o objetivo de evitar um empenamento.

Com essa estrutura é possível fabricar portas com até 10 metros de altura.

O revestimento da porta é feito com ripas de madeira maciça entre 5 a 35cm de largura com os mais variados tipos de madeira.

Porta pivotante com estrutura de ferro
Porta pivotante com estrutura de ferro

Porta pivotante de madeira de demolição

Seguindo uma nova tendência no mercado as portas pivotantes em madeira demolição trazem muito requinte à entrada principal da casa sendo bastante utilizada pelos arquitetos.

Porta pivotante em madeira de demolição
Porta pivotante em madeira de demolição

Porta Pivotante de Alumínio

A PORTA PIVOTANTE DE ALUMÍNIO é um pouco mais barata que a porta de madeira, dependendo do modelo, mas compensa o seu preço com segurança e durabilidade.

Além disso, ela também pode ser comprada com um mix de materiais que a tornam mais atraentes.

Assim como a porta de madeira é muito utilizada para a entrada da casa – por ser mais segura e durável.

Porta pivotante de alumínio
Porta pivotante de Alumínio

Porta Pivotante de Vidro

É muito raro que as pessoas utilizem a PORTA PIVOTANTE DE VIDRO na entrada de suas casas. Mas na internet é possível encontrar inúmeros modelos de vidro serigrafado que dão um estilo único para a sua porta – e ajudam a tirar a transparência.

É possível, assim como nos modelos de madeira, fazer um mix de materiais, com maçanetas grandes de alumínio e detalhes em madeira.

Em geral elas são utilizadas para fazer a divisão de compartimentos da casa, ou mesmo servem para separar o quintal da área interna.

As portas desse tipo têm a desvantagem de não serem tão seguras quanto as portas tradicionais e de não vedarem também com relação a poeira e a entrada de insetos, entretanto elas são de muita utilidade para o projeto paisagístico da sua casa!

Porta pivotante de vidro
Porta pivotante de vidro

Agora que você conhece um pouco mais sobre os modelos de porta pivotante, que tal começar a encomendar a sua?

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Deixe uma resposta