Cores de verniz para madeira

Compartilhar este artigo

Decidiu mudar a cor de um objeto de madeira? Saiba que seja ele uma porta, uma parede ou até mesmo um móvel, pode ter a sua coloração mudada facilmente com a utilização de verniz, por isso é importante saber sobre cores de verniz para madeira.

Afinal, utilizar verniz é uma maneira mais discreta de alcançar a mudança de cor, menos trabalhosa que a aplicação de tinta e ainda garante a proteção da sua peça de madeira por um período bastante longo.

Veja, neste artigo, tudo o que você precisa saber a respeito de cores de verniz para madeira, para que você consiga fazer a escolha correta e não tenha problemas ao tentar modificar a cor da madeira com este produto.

O que é verniz para madeira?

Antes de conhecer as cores de verniz para madeira é fundamental entender melhor o que é esse produto e a finalidade que as pessoas buscam ao utilizá-lo.

O verniz pode ser descrito como uma mistura de resinas, que por sua vez podem apresentar origem sintética ou natural, que tem como objetivo principal proteger madeira ou o concreto armado.

A sua APLICAÇÃO oferece proteção, resistência e brilho extra aos produtos. Isso acontece por causa da sua formulação especial que contém resinas, solventes e óleo secante.

Cores de verniz para madeira

Ele pode ser facilmente APLICADO até por pessoas leigas no assunto, desde que elas sigam algumas regras essenciais. Normalmente ele não apresenta coloração, porém o chamado verniz tingidor consegue modificar levemente a coloração das superfícies onde é aplicado.

Por exemplo, caso você tenha um produto com a coloração marfim, com a aplicação do verniz tingidor é possível deixa-lo com a tonalidade mogno ou cor de nogueira, tudo depende da tonalidade que você usar para este serviço.

Cores de verniz para madeira

Agora que você entende o que é verniz e a capacidade que ele tem de modificar a coloração de objetos de madeira, é mais fácil compreender quais as cores mais comuns quando o assunto é esse produto.

Antigamente, as cores de verniz para madeira eram bastante limitadas seguindo o padrão das tonalidades mais comuns de madeiras utilizadas para a confecção de utensílios de madeira.

As tonalidades mais comuns eram a madeira natural, cedro, imbuia, mogno, castanheira ou nogueira. Porém com as novas tecnologias, é fácil encontrar cores bem diferentes dessas para mudar a cor da madeira que desejar.

É fácil encontrar paletas de cores com diversas opções, lembrando que tudo depende da marca de verniz que você adquirir e do local onde comprar esse produto.

 

Não são todas as lojas ou fabricantes que apresentam grande variedade desse produto.

Então, basta que você a tonalidade que combina melhor com o seu projeto, procurar pela marca e escolher dentre as cores de verniz para madeira a que ficará melhor quando aplicada.

Onde pode ser aplicado o verniz tingidor?

Como você pode perceber, a variedade de cores de verniz tingidor é bastante ampla, mas você sabe onde esse produto pode ser aplicado? Confira a lista dos principais usos dele a seguir!

PORTAS DE MADEIRA;
• Concreto aparente;
• Portões;
• Janelas diversas;
• Beirais;
• Forros;
• Estruturas variadas que compõe o telhado de residências;
• Estruturas de madeira externas;
• Estruturas de madeiras internas.

Enfim, são vários os usos das cores de verniz para madeira para projetos.

Basta escolher a sua tonalidade favorita e saber aplicar corretamente esse produto para alcançar os resultados desejados.

Porta de Madeira envernizada
Porta de madeira recém-envernizada

Como aplicar o verniz tingidor?

Já definiu qual das cores de verniz para madeira que pretende utilizar? Então agora é preciso bastante atenção para que os resultados imaginados sejam alcançados.

Isso é possível somente com a realização de uma aplicação perfeita, para te ajudar com essa tarefa basta seguir as recomendações a seguir, veja!

Preparação da madeira: para que a superfície de madeira receba o verniz é necessário que ela esteja coesa, firme, seca, sem poeira, presença de materiais gordurosos ou de mofo.

Superfícies que apresentam brilho: neste caso para conseguir um bom resultado com as cores de verniz para madeira é preciso que o material seja lixado, com lixas especiais vendidas em casa de construção, até que fiquem totalmente foscas.

Superfícies com gordura: antes de receber o verniz devem ser tratadas com uma solução feita à base de água e detergente neutro; após a aplicação desses produtos, basta enxaguar e aguardar secar totalmente.

Madeiras novas e úmidas: para madeiras nessa situação é necessário que você aplique tiner diversas vezes sobre a madeira até que toda a sua resina seja totalmente eliminada.

Madeiras novas e secas: lixe toda a superfície até conseguir eliminar farpas e demais resíduos, elimine o pós após isso.

Repintura: retire todas as partes soltas, lixe bem a madeira até a remoção total do brilho.


Lixamento da madeira para receber o verniz

Após todo esse preparo você pode enfim realizar a aplicação do verniz na cor desejada sobre a superfície de madeira, veja como:

• Aplique um produto chamado fundo preparador para madeira, ele ajudará a madeira a ficar lisa o suficiente para a aplicação do verniz, é necessário que o produto de madeira seja lixado novamente após a aplicação deste produto.

• Agora você tem que preparar o verniz para a aplicação, isso é realizado diluindo o produto. Lembre-se de seguir todas as recomendações indicadas pelo fabricante corretamente.

• Escolha um aplicador para o verniz, você pode optar tanto por um rolo de espuma, quanto por um pincel.

• Passe a primeira demão, aguarde o período determinado pelo fabricante e passe a segunda demão. Vale a pena lembrar que em alguns casos são necessárias três demãos para alcançar a cor desejada.

Viu como é simples realizar a aplicação do produto sobre a superfície de madeira que desejar! Saiba que além dos cuidados para a aplicação do produto, alguns outros fatores também devem ser observados por você.

Dicas a respeito de aplicação de verniz tingidor

Para a aplicação totalmente perfeita é preciso que você tenha noção de alguns fatores a respeito da aplicação deste produto sobre a madeira, veja a seguir:

• É necessário ter atenção à mistura de cores. Nem sempre as cores de verniz para madeira podem alcançar os resultados desejados.

• Outra dica importante é realizar o número de demãos indicados pelo fabricante, somente após a aplicação de todas elas que será alcançada a cor desejada.

Aplicando o verniz na madeira
Aplicação correta do verniz na madeira utilizando luvas para proteção

• Tenha cuidado com os respingos do produto que podem estragar móveis ou danificar os ambientes, para que isso não ocorra é preciso que você escolha um local adequado para a aplicação do verniz, ou proteja os móveis e piso, quando se tratar, por exemplo, de portas, com lonas ou papelão.

• É preciso que durante a aplicação tomem-se alguns cuidados já que o verniz possui diversos elementos químicos que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso são indicadas as seguintes precauções:

Manter o produto longe de fontes de calor ou faíscas.
Usar luvas e roupas de proteção.
Evitar contato com os olhos, caso isso ocorra é necessário que se enxague os olhos com água abundante e procure um médico.
Evite a inalação do produto.
Evite que resíduos sejam liberados no meio ambiente.

Enfim, com todas as informações deste artigo é bem mais fácil conseguir encontrar cores de verniz para madeira, aplica-lo de maneira correta e segura e alcançar os resultados desejados.

Fique por dentro também de DICAS ANTES DE COMPRAR A SUA PORTA PIVOTANTE DE MADEIRA.

Deixe uma resposta