Como envernizar madeira? Veja o nosso Passo a Passo!

Compartilhar este artigo

O verniz consegue deixar qualquer coisa mais bonita e brilhante. Por isso é importante saber qual verniz para madeira é mais adequado para utilizara nas portas da sua casa, inclusive na famosa porta pivotante.

Poucas pessoas sabem, mas há vários tipos de verniz que podem ser usados para a cobertura de portas de madeira.

Acompanhe este artigo e veja quais os tipos de verniz para madeira mais encontrados no mercado e descubra o adequado para ser utilizado nas portas da sua residência.

O que é verniz?

Antes de você saber mais a respeito dos tipos de verniz para madeira disponíveis no mercado é importante entender o que é este tipo de produto.

O verniz é uma solução composta por diversos tipos de resinas sintéticas ou de consistência natural que tem como principal função proteger a madeira.

Para isso ele forma uma fina película protetora, de coloração transparente, que é responsável por garantir proteção e brilho à madeira.

verniz-de-madeira

A fórmula tradicional do verniz contém solventes, resinas e óleo secante, porém alguns tipos mais modernos apresentam na sua composição derivados de petróleo como epóxi e poliuretano.

Vale a pena ressaltar que o verniz, ao contrário das tintas, não possui pigmentos, sua função é ressaltar a coloração natural do local onde foi aplicado.

Agora que você compreende melhor a respeito do que é e as funções do verniz para madeira, vale a pena conhecer os tipos mais comuns deste material que podem ser usados na sua porta de madeira, inclusive nos modelos de porta pivotante.

Tipos de verniz para madeira

Para ajudar você na tarefa de aplicar verniz nas portas da sua casa separamos os principais tipos de verniz disponíveis no mercado e as indicações de uso, assim como suas características mais marcantes. Confira a seguir!

Verniz marítimo: pode ser usado tanto em portas internas ou de áreas externas, podendo ser aplicado na madeira nova quanto em repinturas.

Verniz Maritimo

Concede a porta de madeira uma fina camada transparente que protege das ações do tempo, oferecendo uma maior durabilidade e um aspecto bastante natural à madeira.

Verniz tingidor: esse tipo de verniz protege a madeira e consegue modificar de maneira leve a cor da porta, seja ela pivotante ou não.

Por exemplo, caso a sua porta tenha sido confeccionada com uma madeira de coloração clara e você tem o desejo de deixa-la com um tom mais escuro, esse é o tipo de verniz indicado.

Indicado tanto para portas em ambientes externos, quanto para as que se localizam em ambientes internos.

Verniz tingidor

Verniz poliuretano: se você busca por um produto de qualidade superior, com alta durabilidade e maior resistência, esse tipo de verniz é o mais indicado.

Esse verniz para madeira pode ser aplicado tanto em casas, como em apartamentos; tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos.

Verniz Poliuretano

Verniz para deck de piscina: trata-se de um verniz especial para locais atingidos pela longa exposição às alterações climáticas, sendo que o seu principal uso é para a madeira de objetos próximos à piscina.

É uma boa opção também para as portas que dão acesso a essa área da casa, já que geralmente elas ficam mais expostas do que as outras portas da casa.

Verniz acrílico: o verniz acrílico é bastante indicado para trabalhos artesanais, porém pode ser usado tranquilamente em portas também.

Como, por exemplo, em detalhes de madeira de portas que são constituídas com outro tipo de material. Ele é indicado para superfícies de dimensões menores, não sendo o mais apropriado para ser usado em uma porta inteira.

Verniz Acílico

Verniz copal: indicado principalmente para as portas internas de uma residência, esse tipo de verniz chama a atenção por causa de suas características especiais.

Verniz Copal

As principais são a facilidade na aplicação, já que se trata de um produto que se alastra com facilidade, possui uma ótima aderência, seca rapidamente e tem um acabamento bastante homogêneo e brilhante.

Ou seja, é o produto ideal para quem esta em busca de comodidade e uma aplicação rápida do verniz para madeira.

Verniz Premium: uma versão de verniz mais cara para a utilização em portas de madeira, isso acontece por causa das vantagens que esse verniz para madeira apresenta.

A sua utilização em portas de madeira tem a capacidade de formar um filme protetor com elevado poder de penetrar nas fibras de madeira e dessa forma evitar que apareçam rachaduras ou trincas na madeira.

Verniz Premium

Além disso, o verniz premium também contém proteção contra a proliferação de algas, mofo e fungos, que são extremamente prejudiciais para a saúde das pessoas, pois podem ocasionar diversos tipos de alergia e até problemas respiratórios.

Esses são os principais tipos de verniz para madeira que podem ser usados na sua casa para garantir portas perfeitas, protegidas e bastante brilhantes.

Como envernizar madeira

Agora que você já conhece os principais tipos de verniz para madeira que podem ser usados na porta da sua casa, inclusive em portas pivotantes, veja a seguir algumas informações a respeito de como realizar a aplicação desse tipo de produto da maneira correta.

Confira um passo a passo bem simples a respeito desse assunto!

• Antes de dar início a aplicação do verniz é necessário eliminar todas as imperfeições ou marcas que a porta possa apresentar.

• Para isso basta utilizar uma lixa específica para este trabalho, a mais indicada é a 220, facilmente encontrada em lojas de materiais de construção.

• É natural que após o primeiro passo a madeira se arrepie um pouco, por isso procure por um fundo preparador de madeira, outro produto fácil de ser encontrado em lojas especializadas.

• Após o uso deste fundo é preciso passar a lixa sobre a sua porta de madeira novamente, para deixa-la o mais lisa possível antes da aplicação do verniz.

• Assim que a porta estiver lisa o suficiente o verniz pode ser aplicado tranquilamente. Para isso devem ser seguidas as instruções do verniz para madeira adquirido.

• Alguns produtos necessitam de apenas de duas demãos, outros de três. Outra coisa que deve ser observada é o período de intervalo de cada demão, que deve ser respeitado conforme as indicações do fabricante.

Como aplicar verniz

Dicas para uma boa aplicação de verniz para madeira

Para ajudar ainda mais quem tem interesse em aplicar verniz nas portas de madeira, sejam elas pivotantes ou não, separamos algumas informações extras para ajudar na aplicação deste produto.

• O verniz pode ser aplicado com rolo ou pincel, basta que você escolha o instrumento com o qual você tenha mais facilidade de uso.

• Coloque fitas adesivas nos detalhes de metal da porta, principalmente nas maçanetas, para evitar que eles recebam verniz e estraguem.

• Forre o chão, o verniz pode respingar e estragar o piso. O mais indicado é o uso de lonas plásticas ou de placas de papelão.

• Para utilizar o verniz é necessário diluí-lo previamente, para isso se usa um produto chamado Aguarás, que também pode ser encontrado em lojas especializadas. Deve se tomar cuidado no momento da diluição, o máximo que deve-se usar é 10%.

• É preferível realizar a aplicação do verniz em dias mais quentes, com temperatura entre 21°C e 27°C, para que ele flua com facilidade e seja facilmente aplicado.

Aplicação de verniz na madeira

Esperamos ter ajudado você a respeito do verniz para madeira, os tipos mais comuns encontrados no mercado e as melhores formas de aplicação deste produto.

Descubra quais as principais CORES DE VERNIZ PARA MADEIRA.

Deixe uma resposta