Como escolher o puxador de porta pivotante?

Compartilhar este artigo

Quando compramos a nossa tão sonhada PORTA PIVOTANTE surge a seguinte questão:

Qual puxador utilizar na minha porta pivotante?

O puxador de porta pivotante como o nome já diz tem como objetivo auxiliar na abertura e fechamento das portas.  A escolha errada do puxador pode deixar a sua porta de entrada com um visual mais simples.

Existem hoje no mercado diferentes opções de puxadores para portas, sendo eles de diferentes tamanhos e materiais. Devido a tantas opções surgem várias dúvidas nos clientes sobre qual o melhor puxador para ser utilizado na porta.

Para esclarecer essa dúvida, fizemos este artigo mostrando alguns dos principais modelos de puxadores existentes no mercado para que você possa, assim escolher o seu puxador ideal. Afinal, a sua PORTA DE ENTRADA merece um puxador de destaque, não é mesmo? Confira!

Para esclarecer essa dúvida é que fizemos este artigo para que você possa saber muito bem onde pode comprar a sua. Afinal, quem não quer uma casa com um aspecto moderno e espaçoso, não é mesmo? Vamos nessa?

O que é um puxador de porta pivotante?

Os puxadores para portas são compostos de duas partes que são instaladas de cada lado da porta (interna e externamente). Eles servem para facilitar a abertura de fechamento das portas apenas puxando ou empurrando o lugar.

Além da funcionalidade e praticidade os puxadores proporcionam uma ótima estética pois possuem um forte apelo decorativo dando uma cara nova ao ambiente facilitando o seu dia-a-dia e deixando o ambiente decorado.

Puxadores para porta de madeira

Puxador de porta pivotante ideal

Na hora de escolher um puxador é importante considerar o seu tamanho que deve ser proporcional ao TAMANHO DA PORTA garantindo tanto a harmonia do conjunto quanto o seu bom funcionamento.

Existem puxadores pequenos de 30 a 40cm, médios de 50 a 60cm, grandes de 70cm a 1 metro e puxadores especiais com comprimento maior que um metro.

Cada um correspondendo a uma dimensão de porta. Ou seja, quanto maior a altura x largura da porta maior deve ser o puxador para destacar o conjunto.

Se você esta comprando um puxador para substituição, lembre-se de levar como referência a distância entre os furos do modelo a ser trocado pois não existe um padrão.

Tipos de puxadores

Existem  diferentes tipos de puxadores sendo os principais: de alça, embutido e de um furo. Eles vem em modelos quadrados, redondos, tubulares, retos e curvos.

Os puxadores para portas também podem ser encontrados em vários acabamentos.

Existem os cromados e polidos que possuem um aspecto brilhoso.

Porta pivotante com puxador cromado polido
Porta pivotante com puxador cromado polido

Os puxadores escovados e cromados acetinados para um resultado mais fosco.

Porta pivotante de ferro com puxador fosco
Porta pivotante de ferro com puxador fosco

Porta pivotante de madeira de demolição com puxador especial cromado
Porta pivotante de madeira de demolição com puxador especial cromado fosco

Também existem os puxadores cromados em ouro velho que tem um aspecto dourado envelhecido

Porta pivotante de ferro com puxador dourado
Porta pivotante de ferro com puxador dourado envelhecido

Por fim, temos os puxadores em madeira o que traz um aspecto visual bem interessante e diferenciado.

Porta com puxador de madeira
Porta pivotante de madeira de demolição com puxador rústico de madeira

Porta pivotante com puxador em cava embutido
Porta pivotante com puxador em cava embutido diretamente na porta

Uma dica importante é sempre escolher um tipo de puxador que combine mais com sua porta.

Cuidados e instalação

Para instalar o puxador na porta é necessário o uso de parafusos, buchas e parafusadeira. A instalação do puxador não é complicada mas recomendamos que o mesmo profissional que vai fazer a instalação da porta no batente realize esta tarefa.

A limpeza do seu puxador deverá ser feita com um pano úmido e detergente neutro.

Nunca utilize palhas de aço e evite aplicar ácidos removedores de tinta, polidores e similares pois eles podem riscar ou manchar o seu puxador.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

1 comentário sobre “Como escolher o puxador de porta pivotante?”

  1. Pingback: Qual madeira escolher para porta pivotante?

Deixe uma resposta