Modelos de portas

Compartilhar este artigo

Vai construir ou reformar? Saiba que muitas vezes é necessária a compra de materiais especiais! Por esse motivo vamos falar mais sobre modelos de portas para a sua casa.

Saiba que é muito importante saber o que pode ser usado em cada cômodo e dessa forma não errar na escolha deste material tão importante para uma casa bonita.

Confira as informações que separamos neste artigo para te ajudar a escolher entre os modelos de portas para a sua casa.

Qual a utilidade da porta?

Antes de entender mais a respeito de modelos de portas para a sua casa é fundamental entender qual a finalidade deste material.

A porta é um dos elementos mais comuns quando se fala em arquitetura e construção. Ela é considerada uma peça de abertura em uma estrutura de vedação, no caso uma parede, e dessa forma possibilita a passagem de um ambiente para outro.

As portas geralmente são constituídas por diversos elementos, saiba quais são eles e entenda melhor como é uma porta!

Folha: é a parte maior da porta, na realidade é a porta propriamente dita, na maioria das vezes é uma chapa lisa que pode ser fabricada com elementos como madeira, vidro ou metal.

Folha de porta prancheta lisa
Folha de porta prancheta lisa

Batente ou Marco: são as estruturas no formato retangular que ficam fixadas à parede, são eles que permitem a fixação da folha. Geralmente são confeccionados em metal ou madeira.

Batente de porta
Batente de porta

Guarnição ou Alizares: esse elemento tem como finalidade esconder o rejunte entre a parede e o batente, sua finalidade é totalmente estética.

Guarnição de madeira
Guarnição (Alizares)

Maçaneta, dobradiças e trincos: todos esses elementos são responsáveis pela movimentação da porta. Somente com o uso deles é possível que a porta seja fechada ou aberta.

Fechadura para porta
Fechadura para porta

Agora que você sabe mais a respeito da estrutura de uma porta é mais fácil compreender quais os modelos de porta para a sua casa.

Os modelos de porta para a sua casa

Saber a respeito de modelos de porta é fundamental para quem vai construir ou reformar. Afinal a porta que você usa na ENTRADA DA SUA CASA, não é a mesma que pode ser utilizada no banheiro.

Vários fatores devem ser levados em consideração, por isso antes de adquirir a porta que deseja usar na sua residência vale a pena conferir algumas informações especiais. Veja a seguir os tipos de portas mais usados e as suas indicações!

PORTAS PIVOTANTES: um dos modelos de porta para a sua casa que pode ser usado em ambientes internos, como quartos e salas; porém o seu principal uso é na entrada de residências.

É uma porta muito elegante e moderna, que dá um ar de personalidade a qualquer ambiente.

É bem maior que as portas convencionais e pode ser confeccionada em materiais diversos, tais como vidro, madeira ou metal. Um ponto interessante a respeito desse modelo é que ele gira em torno de um eixo que fica na vertical.

A porta pivotante pode ser feita sobre medida ou encontrada em medidas padrões, pode ser de folha simples ou folha dupla.


Porta pivotante de madeira

Portas de abrir: um dos modelos de portas que você pode usar na sua casa são as chamadas portas de abrir. É o modelo mais comum e fácil de ser encontrado no mercado.

Seu uso é indicado para AMBIENTES INTERNOS COMO QUARTOS E BANHEIROS. Geralmente são confeccionadas em madeira e possuem dobradiças nos batentes.

Podem ser desenhadas ou lisas, a variação de modelos para este tipo de porta é bastante grande.


Porta prancheta interna de abrir na dobradiça

Portas de correr: elegantes e bonitas as portas de correr são um dos modelos de portas que trazem maior leveza e beleza para qualquer projeto de construção ou reforma;

Seu uso é mais indicado para salas, quartos e varandas, conseguem deixar qualquer ambiente mais iluminado e claro.

O funcionamento desse tipo de porta ocorre de forma bastante fácil através do deslizamento de placas.

No mercado é fácil encontrar modelos diversos que vão de estilos simples, como os confeccionados com madeira, até algumas bastante elegantes confeccionadas em vidro.

Porta Interna de correr
Porta prancheta interna de correr com desenho (friso)

Porta sanfonada: tem problemas com a falta de espaço? A porta sanfonada é a solução mais indicada! Quando o espaço da residência é pequeno elas são uma das melhores alternativas.

Podem ser colocadas em cozinhas, banheiro e dispensas e possuem uma instalação bem fácil e rápida.

Elas funcionam sobre trilhos quer permitem que se dobrem de acordo com a forma que são movimentadas.

Porta com abertura sanfonada
Porta com abertura sanfonada

Porta Camarão: se você procura por uma boa porta para ambientes internos, esse modelo é uma ótima opção.

A porta camarão, assim como a porta sanfonada, fica perfeita em locais pequenos, além de ser perfeita para economizar espaço. Por esse motivo é muito usada para a integração de ambientes ou em banheiros.

Ela é feita com duas folhas, que são ligadas entre si por 3 dobradiças. Quando elas são abertas, as folhas deslizam uma sobre a outra e depois disso se acomodam na parte lateral do batente.

Porta com abertura camarão
Porta com abertura camarão

Porta veneziana: um modelo bastante luxuoso e que permite uma boa ventilação do local onde são colocadas. Os modelos de portas venezianas podem ser encontrados com uma folha ou dobráveis com duas folhas.

São muito usadas em sacadas, varandas e dispensas, locais onde a ventilação é bem-vinda.

Porta com veneziana de madeira
Porta com veneziana na parte externa e vidro na parte interna

Detalhes de portas

Agora que você conhece os principais modelos de portas para a sua casa, vale a pena conferir mais a respeito também dos detalhes que uma porta pode possuir.

Veja a seguir alguns exemplos e escolha qual deles combina mais com o modelo de porta que você decidiu usar no seu ambiente.

Decorada: quando a porta é totalmente de madeira e possui detalhes que podem ter sido feitos diretamente na folha ou aplicados nela. Esses detalhes podem ser no centro ou nas laterais desse tipo de porta.

Porta de madeira maciça decorada
Porta decorada de madeira maciça

Decorada com visor: esse tipo de porta além de apresentar detalhes decorativos, como o modelo citado anteriormente, possui um visor do vidro, geralmente na posição dos olhos da pessoa, o que garante maior luminosidade a qualquer ambiente.

Porta de almofada com visor
Porta de almofada com visor

Veneziana: a porta ideal para ambientes que necessitam de bastante ventilação, nesse tipo modelo de porta a sua estrutura possui diversas aberturas que possibilitam que o fluxo de ar corra livremente.

Veneziana de madeira
Veneziana de madeira

Postigo: este modelo de porta especial permite que uma das folhas possa ser aberta sem que se mexa na estrutura da porta. Um modelo que garante ventilação e claridade a qualquer ambiente.

Porta de madeira com bandeirola e visor
Porta de madeira com bandeirola de abrir

Lisa: são os modelos de portas mais comuns e usados. A porta lisa é aquela que não possui nenhum detalhe na sua estrutura.

Porta lisa para ambientes internos
Porta lisa para ambientes internos

Basculantes: quando a estrutura de uma porta é composta do vitrôs, ela é chamada de basculante. É um modelo muito encontrado na porta de acesso entre cozinha e área de serviço. Lembrando que os vitrôs podem ser fechados ou abertos com o auxílio de uma alavanca.

Porta Basculante
Porta basculante

Esses são os principais detalhes comuns na estrutura das portas e mais um dos aspectos que devem ser avalizado no momento de adquirir uma porta para a sua residência.

Esperamos poder ter ajudado você a encontrar em algum dos modelos de portas para a sua casa apresentados nesse artigo algo que te agrade e que combine com o projeto de construção ou reforma que você está realizando na sua residência.

Deixe uma resposta