Como instalar porta pivotante? Passo a Passo de Instalação!

Compartilhar este artigo

A chamada PORTA PIVOTANTE é aquela que não têm necessidade de dobradiças – o que é muito útil para projetos arquitetônicos arrojados e modernos que estão se popularizando cada vez mais no mercado hoje em dia.

O que poucas pessoas sabem é de como realizar a instalação dessas portas, afinal, muitos estão acostumados com os formatos tradicionais com dobradiças e existem algumas diferenças quanto a sua instalação.

Por essa razão é que fizemos um texto explicando como você deve fazer essa instalação de maneira correta para aproveitar melhor a ergonomia da porta, utilizar melhor os espaços e evitar problemas futuros com ela.

Por isso, se você quer saber como instalar da maneira correta uma porta pivotante, continue a ler este artigo e saiba mais – para que você possa, assim, aproveitar o melhor que essa solução arquitetônica traz para a sua casa. Vamos nessa?

Como instalar porta pivotante

Como comentamos acima, a porta pivotante dispensa o uso de dobradiças – ao invés disso ela usa ferragens do tipo PIVÔ para regular o giro da porta, que acontece em torno de um eixo vertical.

Essas portas são utilizadas, geralmente na entrada de residências de alto luxo e podem ser encontradas no mercado na versão em ALUMÍNIO ou em MADEIRA.

Quando compramos a nossa tão sonhada porta pivotante, a principal dúvida é como realizar a instalação da porta?

Como instalar porta pivotante
Porta pivotante sendo instalada na casa do cliente

Porta pivotante já instalada dentro do Batente

Em alguns casos, à própria empresa onde foi realizada a compra da porta já possuí uma equipe de instaladores onde a porta pivotante já chega na casa do cliente montada dentro do batente faltando apenas o encaixe na parede.

Porta pivotante de madeira já instalada no batente
Porta pivotante de madeira já instalada no batente

Esse encaixe da porta na parede pode ser realizado de três diferentes maneiras:

1 – Através de Chumbamento

A primeira e mais utilizada é através do “chumbamento” do batente (marco) na parede através de argamassa.

Chumbamento do marco com argamassa
Chumbamento do batente utilizando argamassa

Nesta forma de instalação, o pedreiro deve sempre inserir alguns pregos ou ferragens na parte externa do batente para ajudar a segurar o batente na parede.

Batente com pregos
Não esqueça de inserir pregos na parte externa do batente

2 – Através de espuma expansiva

A segunda forma é a utilização de uma espuma de poliuretano que é uma espuma que se expande logo após sua utilização preenchendo completamente os espaços entre o batente e a parede.

Instalação do batente utilizando espuma
Instalação do batente com espuma

Esta forma de instalação é mais rápida e geralmente é utilizada em prédios onde o número de portas é muito maior que uma residência comum.

3 – Através de parafusos

Por fim, a terceira forma de encaixe da porta na parede é a utilização de parafusos com bucha realizada diretamente na parede.

Esta forma é menos utilizada devido aos parafusos ficarem expostos no batente. Entretanto, é uma boa solução quando não temos nenhuma folga entre o batente e a parede.

Porta pivotante instalada no batente
Porta pivotante montada dentro do batente

Porta pivotante não instalada no Batente

Em outros casos, a empresa onde realizamos a COMPRA DA PORTA PIVOTANTE não realiza o processo de instalação fornecendo apenas as principais peças.

Por exemplo, no caso de uma porta pivotante de madeira, algumas empresas do setor fornecem somente a parte de madeira da porta, ou seja, a porta, o batente (marco) e as guarnições (alizares) ficando a cargo do cliente à instalação da porta.

Neste caso, o cliente deve primeiramente procurar um carpinteiro especializado na instalação deste tipo de produto.

Carpinteiro

Atenção: sempre escolha um carpinteiro de confiança, com referências e que possua um maquinário adequado para instalação da sua porta.

Lembre-se que a incorreta ou má instalação de uma porta pivotante pode trazer graves problemas ou até mesmo a inutilização da porta.

O cliente também pode comprar as ferragens (pivô, tipo de fechadura e puxador) em alguma loja de ferragens especializada o que permite uma maior personalização da porta de acordo com itens específicos disponíveis no mercado.

Puxador para porta pivotante
Puxadores para porta pivotante

Cuidados

A instalação de uma porta pivotante é um pouco diferente das portas convencionais, o que torna a instalação mais técnica – pedindo, assim, a colaboração de um profissional qualificado para a execução do serviço.

Antes de iniciá-lo, é importante checar as condições do vão, que devem ter as DIMENSÕES CORRETAS segundo o que indica o fabricante da porta.

Instalação de uma porta pivotante ripada
Instalação de uma porta pivotante estruturada

A soleira também deve estar perfeitamente nivelada para não prejudicar a regulagem do batente no vão.

Antes de começar a PROJETAR A SUA PORTA PIVOTANTE, é preciso ter em mente que este tipo de porta deve ter no mínimo 90 cm de largura e pelo menos 210 cm de altura.

Os pivôs devem estar a uma distância do batente para que sobrem pelo menos 80 cm para a abertura, pois algo em torno de 10 cm serão utilizados para a rotação do eixo.

Porta pivotante aberta
Porta pivotante de madeira aberta

No processo, esses 10 cm são perdidos no momento em que a porta é aberta.

Para portas maiores, com 130 cm de largura o pivor deve ficar a uma distância do batente de pelo menos 20 cm devido ao peso da porta.

Além da porta, também é importante investir em um SISTEMA DE FECHADURAS resistentes e seguros – as fechaduras reforçam a estrutura da porta e garantem que a sua casa permaneça protegida.

Sistema de fechadura biométrica
Sistema de fechadura biométrica

Vantagens de se usar uma porta pivotante

Uma das vantagens da porta pivotante é a economia de espaço. Pois, como uma parte da folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta é aberta, o sistema é ideal para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada.

As portas tradicionais podem bater nos móveis danificá-los o que pode trazer prejuízos.

Além disso, as ferragens não ficam aparentes, uma vez que o sistema o pivô é embutido no portal e fixado na parte inferior e superior da porta.

As portas pivotantes também possuem uma fácil instalação se forem comparadas às portas convencionais.

Por utilizar-se de dois pivôs de sustentação, as chances da porta não se encaixar corretamente quando a porta é fechada é menor.

Pivo para porta pivotante
Pivo para porta pivotante

Nas portas de abrir, tudo depende da instalação correta e bem posicionada das dobradiças.

Geralmente o mais indicado é encomendar uma porta pivotante sob medida – quanto mais alta, maior será a sensação de amplitude dada ao espaço.

Os modelos de madeira e aço são os melhores para serem utilizados na entrada de residências, devido à sua resistência e segurança.

Porta pivotante de madeira com medida especial
Exemplo de uma porta pivotante de madeira com medida especial

Já a porta pivotante de vidro podem ser usadas no interior da casa como divisória de ambientes – como as cozinhas e varandas.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Deixe uma resposta