Como instalar porta pivotante? Passo a Passo de Instalação!
A chamada PORTA PIVOTANTE é aquela que não têm necessidade de dobradiças – o que é muito útil para projetos arquitetônicos arrojados e modernos que estão se popularizando cada vez mais no mercado hoje em dia.
O que poucas pessoas sabem é de como realizar a instalação dessas portas, afinal, muitos estão acostumados com os formatos tradicionais com dobradiças e existem algumas diferenças quanto a sua instalação.
Por essa razão é que fizemos um texto explicando como você deve fazer essa instalação de maneira correta para aproveitar melhor a ergonomia da porta, utilizar melhor os espaços e evitar problemas futuros com ela.
Por isso, se você quer saber como instalar da maneira correta uma porta pivotante, continue a ler este artigo e saiba mais – para que você possa, assim, aproveitar o melhor que essa solução arquitetônica traz para a sua casa. Vamos nessa?
Como instalar porta pivotante
Como comentamos acima, a porta pivotante dispensa o uso de dobradiças – ao invés disso ela usa ferragens do tipo PIVÔ para regular o giro da porta, que acontece em torno de um eixo vertical.
Essas portas são utilizadas, geralmente na entrada de residências de alto luxo e podem ser encontradas no mercado na versão em ALUMÍNIO ou em MADEIRA.
Quando compramos a nossa tão sonhada porta pivotante, a principal dúvida é como realizar a instalação da porta?
Porta pivotante sendo instalada na casa do cliente
Porta pivotante já instalada dentro do Batente
Em alguns casos, à própria empresa onde foi realizada a compra da porta já possuí uma equipe de instaladores onde a porta pivotante já chega na casa do cliente montada dentro do batente faltando apenas o encaixe na parede.
Porta pivotante de madeira já instalada no batente
Esse encaixe da porta na parede pode ser realizado de três diferentes maneiras:
1 – Através de Chumbamento
A primeira e mais utilizada é através do “chumbamento” do batente (marco) na parede através de argamassa.
Chumbamento do batente utilizando argamassa
Nesta forma de instalação, o pedreiro deve sempre inserir alguns pregos ou ferragens na parte externa do batente para ajudar a segurar o batente na parede.
Não esqueça de inserir pregos na parte externa do batente
2 – Através de espuma expansiva
A segunda forma é a utilização de uma espuma de poliuretano que é uma espuma que se expande logo após sua utilização preenchendo completamente os espaços entre o batente e a parede.
Instalação do batente com espuma
Esta forma de instalação é mais rápida e geralmente é utilizada em prédios onde o número de portas é muito maior que uma residência comum.
3 – Através de parafusos
Por fim, a terceira forma de encaixe da porta na parede é a utilização de parafusos com bucha realizada diretamente na parede.
Esta forma é menos utilizada devido aos parafusos ficarem expostos no batente. Entretanto, é uma boa solução quando não temos nenhuma folga entre o batente e a parede.
Porta pivotante montada dentro do batente
Porta pivotante não instalada no Batente
Em outros casos, a empresa onde realizamos a COMPRA DA PORTA PIVOTANTE não realiza o processo de instalação fornecendo apenas as principais peças.
Por exemplo, no caso de uma porta pivotante de madeira, algumas empresas do setor fornecem somente a parte de madeira da porta, ou seja, a porta, o batente (marco) e as guarnições (alizares) ficando a cargo do cliente à instalação da porta.
Neste caso, o cliente deve primeiramente procurar um carpinteiro especializado na instalação deste tipo de produto.
Atenção: sempre escolha um carpinteiro de confiança, com referências e que possua um maquinário adequado para instalação da sua porta.
Lembre-se que a incorreta ou má instalação de uma porta pivotante pode trazer graves problemas ou até mesmo a inutilização da porta.
O cliente também pode comprar as ferragens (pivô, tipo de fechadura e puxador) em alguma loja de ferragens especializada o que permite uma maior personalização da porta de acordo com itens específicos disponíveis no mercado.
Puxadores para porta pivotante
Cuidados
A instalação de uma porta pivotante é um pouco diferente das portas convencionais, o que torna a instalação mais técnica – pedindo, assim, a colaboração de um profissional qualificado para a execução do serviço.
Antes de iniciá-lo, é importante checar as condições do vão, que devem ter as DIMENSÕES CORRETAS segundo o que indica o fabricante da porta.
Instalação de uma porta pivotante estruturada
A soleira também deve estar perfeitamente nivelada para não prejudicar a regulagem do batente no vão.
Antes de começar a PROJETAR A SUA PORTA PIVOTANTE, é preciso ter em mente que este tipo de porta deve ter no mínimo 90 cm de largura e pelo menos 210 cm de altura.
Os pivôs devem estar a uma distância do batente para que sobrem pelo menos 80 cm para a abertura, pois algo em torno de 10 cm serão utilizados para a rotação do eixo.
Porta pivotante de madeira aberta
No processo, esses 10 cm são perdidos no momento em que a porta é aberta.
Para portas maiores, com 130 cm de largura o pivor deve ficar a uma distância do batente de pelo menos 20 cm devido ao peso da porta.
Além da porta, também é importante investir em um SISTEMA DE FECHADURAS resistentes e seguros – as fechaduras reforçam a estrutura da porta e garantem que a sua casa permaneça protegida.
Sistema de fechadura biométrica
Vantagens de se usar uma porta pivotante
Uma das vantagens da porta pivotante é a economia de espaço. Pois, como uma parte da folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta é aberta, o sistema é ideal para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada.
As portas tradicionais podem bater nos móveis danificá-los o que pode trazer prejuízos.
Além disso, as ferragens não ficam aparentes, uma vez que o sistema o pivô é embutido no portal e fixado na parte inferior e superior da porta.
As portas pivotantes também possuem uma fácil instalação se forem comparadas às portas convencionais.
Por utilizar-se de dois pivôs de sustentação, as chances da porta não se encaixar corretamente quando a porta é fechada é menor.
Pivo para porta pivotante
Nas portas de abrir, tudo depende da instalação correta e bem posicionada das dobradiças.
Geralmente o mais indicado é encomendar uma porta pivotante sob medida – quanto mais alta, maior será a sensação de amplitude dada ao espaço.
Os modelos de madeira e aço são os melhores para serem utilizados na entrada de residências, devido à sua resistência e segurança.
Exemplo de uma porta pivotante de madeira com medida especial
Já a porta pivotante de vidro podem ser usadas no interior da casa como divisória de ambientes – como as cozinhas e varandas.
E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!