Como comprar uma porta pivotante de madeira?

Compartilhar este artigo

Interessado em adquirir uma porta pivotante de madeira? Saiba que antes de tomar essa decisão é necessário que você tenha noção a respeito de algumas informações importantes.

Afinal, trata-se de um produto bastante caro e que deve ser adquirido somente após você ter certeza total de que ele combinará com o seu projeto e poderá ser colocado no espaço desejado por você.

Acompanhe este artigo e fique por dento de tudo que você precisa saber antes de comprar a sua porta pivotante de madeira.

O que é uma porta pivotante e quais as suas vantagens?

Antes de qualquer coisa é importante que você saiba o que é uma PORTA PIVOTANTE DE MADEIRA, como ela funciona no local aplicado e suas principais caraterísticas.

Pode se dizer que este estilo de porta é uma das grandes tendências de decoração dos últimos anos, com aparência bastante diferente das portas convencionais, ela é perfeita para quem busca luxo e sofisticação para qualquer tipo de projeto.

Esse modelo de porta é usado principalmente nas entradas sociais das residências. Ela funciona de maneira diferente, no sistema de abertura dela, sua folha gira em torno do seu eixo.

Exemplo de uma porta pivotante
Exemplo de um porta pivotante de madeira maciça

O que faz com que as portas pivotantes de madeira sejam benéficas por vários motivos, confira:

• Economia de espaço, pois esse tipo de porta é projetado para o lado de fora.

• Design arrojado, o que torna possível a sua utilização em todos os tipos de espaço, além disso, se trata de um produto personalizado que pode ser construído de acordo com as medidas que você possui no seu projeto.

• Quanto maior o espaço destinado para a colocação da porta, mais bonita ela fica.

• Vale a pena ressaltar que por ser um produto sobre medida, ele pode possui dimensões diferenciadas; para se ter uma ideia há alguns modelos de porta pivotante de madeira que podem alcançar cerca de 10 metros de altura.

Porta especial com 10 metros de altura
Porta pivotante com 10 metros de altura

• Todas as ferragens deste modelo de porta ficam escondidas. A fixação dela é realizada através de pivôs, daí o nome pivotante, que são fixados na parte superior e inferior da porta.

Esse modelo não possui dobradiças para a sua movimentação.

• A porta de madeira pivotante é extremamente versátil e pode ser encontrada em diferentes materiais; como aço, madeira, metal, vidro e até mix de diversos materiais diferentes.

Porta pivotante branca
Exemplo de uma porta pivotante branca

• Seus puxadores também são bastante diferenciados, grandes e bonitos, apresentam um grande poder de escolha para quem decidi utilizar essa porta na sua residência.

• São bastante fáceis de serem instaladas, quando comparadas a outros tipos de portas. O que torna mais rápido qualquer tipo de reforma ou construção que contenha esse elemento no seu projeto.

Tipos de madeira para porta pivotante

Antes de adquirir a PORTA PIVOTANTE para o seu projeto de arquitetura é interessante conhecer os principais tipos de portas que podem ser encontradas deste modelo específico. Separamos quais são esses tipos, veja a seguir o que mais combina com o perfil da sua reforma ou construção.

PORTA PIVOTANTE DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO: a madeira de demolição possui uma beleza singular, por esse motivo é tão usada em portas pivotantes. Além disso, trata-se de um material sustentável reaproveitado de madeira já utilizada.

Porta de Madeira de Demolição
Porta de madeira de demolição

PORTA PIVOTANTE DE MOGNO: para quem busca saber mais a respeito de porta pivotante de madeira, conhecer os modelos confeccionados em mogno é essencial.

Esse tipo de madeira é uma das mais conhecidas quando o assunto é madeira escura, é mais adequada para a confecção de portas pivotantes internas porque não possui muita resistência ao sol e a umidade.

Sua tonalidade é na realidade um marrom bastante escuro com leves tons avermelhados, é muito resistente a cupins e possui valores bem elevados.

Porta pivotante em madeira mogno
Porta pivotante de Mogno

PORTA PIVOTANTE DE NOGUEIRA: é um tipo de madeira ótima para a confecção de portas pivotantes de grandes dimensões.

Trata-se de um material basta resistente, que pode ser usado tanto em ambientes internos e, principalmente, em ambientes externos.

É de coloração bastante escura e difícil de ser trabalhada por causa da sua resistência.

Porta pivotante madeira nogueira
Porta pivotante em madeira nogueira

PORTA PIVOTANTE DE CEDRO-ROSA OU JEQUITIBÁ: esses dois tipos de madeiras possuem características bastante semelhantes.

São perfeitas para quem procura por uma porta pivotante de madeira clara e oferecem um ar de casa de campo e sofisticação.

Porta pivotante em cedro rosa
Porta pivotante de cedro rosa

PORTA PIVOTANTE DE CUMARU: uma das madeiras mais utilizadas na fabricação de portas pivotantes. Ela possuí uma tonalidade escura que é muito bem aceita pelo público em geral. Além disso, é uma espécie de madeira muito resistente em ambientes externos.

Porta pivotante cumaru
Porta pivotante de madeira cumaru

PORTA PIVOTANTE DE IPÊ: é uma excelente escolha de madeira para porta pivotante. Possuí muita durabilidade contra intempéries sendo uma ótima opção em ambientes expostos a chuva e sol.

A madeira ipê tem tonalidade e características parecidas com a madeira cumaru pois trata-se de espécies similares. Sua desvantagem é um preço mais salgado em relação à outras madeiras.

Porta pivotante de madeira ipê
Porta pivotante em madeira Ipê

PORTA PIVOTANTE DE ANGELIM: caso você queira utilizar uma madeira com excelente custo benefício, a escolha certa é a madeira angelim. É hoje a madeira mais utilizada no Brasil na fabricação de esquadrias de madeira e portas pivotantes.

Porta em Angelim Pedra
Porta em madeira Angelim Pedra

PORTA PIVOTANTE DE CEREJEIRA: se o seu desejo é uma boa porta para ambiente interno, essa é uma ótima madeira para este fim. A cerejeira é bastante bonita e resistente, o que faz com que ela possua um valor bastante elevado.

Porta pivotante cerejeira
Porta pivotante em madeira cerejeira

PORTA PIVOTANTE DE TAUARI: caso você busque economizar com a sua porta pivotante de madeira, uma grande aposta é a madeira tauari.

Ele possui um preço bastante acessível, quando comparada com as outras madeiras citadas anteriormente. Sua coloração é clara a e sutil. Porém, é uma espécie de madeira com menos durabilidade em relação a outras espécies de madeira.

Porta de madeira tauri
Porta de madeira Tauari

A importância da qualidade da madeira

Além de saber a respeito dos principais tipos de porta de madeira pivotante e as vantagens que elas apesentam, um aspecto primordial deve ser observado: a procedência da madeira utilizada para a confecção da porta.

Saiba que a madeira usada nesse tipo de produto deve ser certificada por órgãos fiscalizadores. Somente eles podem atestar que ela foi obtida de acordo com atos legais, sem o envolvimento de desmatamento, exploração ilegal ou trabalho escravo.

O principal órgão responsável por essa fiscalização é o FSC, Forest Stewardship Council, ou em português Conselho de Manejo Florestal.

Selo de certificação da madeira

Trata-se de uma organização não-governamental, que não possui fins lucrativos e atua na fiscalização do manejo predatório de madeira ao redor do mundo.

As madeiras que passam sobre a fiscalização desse tipo recebem um selo de certificação especial que garante que elas foram obtidas de maneira totalmente legal.

Selo do IBAMA

Para facilitar o entendimento são usados três termos comuns para que se entenda a procedência da madeira, madeira ilegal, madeira certificada e madeira legal.

Madeira ilegal: quando a porta pivotante de madeira é obtida de forma ilegal significa que ela não respeita áreas preservadas.

O processo de obtenção desse tipo de material é totalmente ilegal, oferecendo problemas não somente à sociedade como também para a natureza.

Madeira Ilegal

Madeira certificada: é a madeira que possui todas as licenças ambientais em dia, que garante a saúde florestal e também o bem-estar da sociedade de onde ela foi retirada.

O manejo nesses casos possui fiscalização frequente.

Madeira certificada

Madeira legal: possui todas as licenças ambientais, mas esse tipo de madeira não é retirada pensando-se nos riscos que oferece para a sociedade.

Ou seja, algumas vezes ocorre a extração legal, mas através de práticas ilegais.

Para comprovar a legalidade e certificação de uma madeira basta conferir, pela internet, através do número de certificado se este tudo de acordo.

Há outros órgãos que você também pode verificar para saber se a porta de madeira pivotante que você adquiriu possui as licenças necessárias.

Para isso vale a pena consultar outros órgãos como a ABNT, o INMETRO e o IBAMA, somente dessa forma é possível conseguir confirmar totalmente se a madeira possui todas as certificações necessárias.

Manejo sustentável da madeira

É uma atitude muito importante buscar saber se a porta pivotante de madeira adquirida respeita a natureza e não prejudicou a sociedade ou o meio ambiente.

Agora que você sabe mais a respeito de porta pivotante de madeira é mais fácil se orientar no momento de comprar esse produto.

Deixe uma resposta