Porcelanato Amadeirado: Onde utilizar?

O porcelanato amadeirado é uma das opções de piso que está em alta nos últimos tempos por conta de seus benefícios. Aliás, dificilmente será uma tendência que irá passar tão rapidamente (se isso vier a acontecer).

Escolher o piso da casa, apartamento ou qualquer outra construção é uma decisão que deve ser feita de forma assertiva, pois é o tipo de coisa que provavelmente irá durar por muitos e muitos anos.

Trocar de piso é quase que reformar toda a casa, já que é algo realmente trabalhoso. Sendo assim, faça essa escolha com muita cautela. Veja quais são os prós e contras de cada opção e escolha algo de alta qualidade.

O que é um porcelanato amadeirado?

Dentre as diversas opções de pisos e assoalhos temos o porcelanato amadeirado. Este piso é, na verdade, uma imitação da madeira, mas feita em porcelanato.

É incrível como existem alguns modelos onde é quase impossível (a não ser olhando bem de perto) distinguir entre um piso de cerâmica e um de madeira, de tão boa que é a estampa.

Então, o porcelanato amadeirado não passa de um piso de porcelanato convencional, mas com estampa de madeira.

Sendo assim, o estilo e decoração ficam por conta da estampa de madeira, mas as propriedades do piso ficam a cargo do porcelanato.

A colocação do piso ocorre da forma convencional de uma cerâmica, não precisando tomar aqueles cuidados extras, como é o caso do piso em madeira.

Benefícios do porcelanato

Os benefícios do porcelanato com estampa de madeira são diversos. A começar pela semelhança com a madeira.

A madeira é um material atemporal, clássico e que combina com praticamente todos os tipos de cômodos, em diferentes estilos. Uma casa feita com pisos de madeira não sairá de moda nunca!

Considerando que o revestimento é algo relacionado à tendência, escolher algo atemporal é uma boa ideia para não se preocupar com estilo por um bom tempo!

Outro ponto positivo do porcelanato amadeirado é que há diversas opções, bem como a madeira convencional (e talvez até mais). Isso porque as estampas podem variar de acordo com as supostas espécies de árvores.

A limpeza também é um ponto muito positivo, pois o fato de ser porcelanato já retira aqueles cuidados com a madeira. Ou seja, é possível lavar, passar pano com produtos e coisas do gênero.

A questão da manutenção também acaba sendo algo considerável, pois o porcelanato não precisa de manutenção, apenas limpeza convencional.

Enfim, esse tipo de piso une pontos positivos da madeira com os pontos positivos da praticidade do porcelanato.

Tipos de porcelanato amadeirado

Falando sobre os tipos de porcelanato amadeirado disponíveis no mercado, a variação é realmente muito grande e a escolha acaba ficando à critério de quem está decorando a casa.

Entretanto, é possível separar esse tipo de estampa em algumas categorias, como:

Rústico

Esse tipo de estampa traz um aspecto mais natural da madeira. Muitas vezes o próprio piso em cerâmica pode trazer certa textura para a superfície, dando a impressão de que aquilo não foi polido.

Liso

O tipo liso já traz uma ideia de maior trabalhabilidade com o material. Ao passar a mão na superfície, não haverá textura.

Fosco

O piso fosco é bem comum quando estamos falando de porcelanato amadeirado. Também ajuda a agregar na estética de algo mais natural.

Brilhante

Entretanto, também existe a opção de pisos brilhantes, como se a madeira tivesse sido muito bem trabalhada e tratada.

E, claro, todas essas categorias podem ser encontradas em diferentes cores e aspectos distintos da madeira.

Na hora de escolher, é importante avaliar qual será o estilo do cômodo, quais são as cores e características preferidas. Há vasto portfólio, sendo possível encontrar o piso ideal de acordo com o gosto de cada um.

Onde utilizar um porcelanato amadeirado?

Entendido mais sobre o porcelanato amadeirado e conhecendo melhor sobre as possibilidades de modelo deste tipo de piso, onde será que ele é melhor aplicado?

Bem, o piso com estampa de madeira pode ser colocado em qualquer ambiente em que uma cerâmica convencional cairia bem.

Considerando a estética, é muito comum que esse piso seja colocado em quartos, escritórios, salas, salas de jantar, salas de estar e até mesmo na cozinha.

Também não é incomum encontrar essa estampa em áreas externas, trazendo uma sensação de ambiente rústico para as áreas de lazer.

É, de fato, um piso muito versátil e que acaba se adequando bem em diversas situações e cômodos.

Qual o preço de um porcelanato amadeirado?

O valor do porcelanato amadeirado é um pouco difícil de se precificar, pois – ao contrário dos porcelanatos em outras estampas – ele não costuma ser vendido em quadrados.

Como normalmente o preço comparativo é dado em metros quadrados (m²) isso acaba dificultando.

O porcelanato com estampa de madeira é vendido normalmente em placas retangulares. São pisos mais finos no intuito de imitar os tacos de madeira. Tudo isso dá ainda mais a sensação de que o piso é de verdade.

Entretanto, de modo geral, pisos resistentes e com uma bela estampa de madeira possuem um valor um pouco mais alto no mercado.

Isso porque esses pisos são, de fato, diferenciados no quesito estética. Mas acaba valendo a pena se você optar pelo porcelanato e gostar de madeira, porque o porcelanato amadeirado promove um resultado muito interessante.

O valor varia de acordo com uma série de fatores também, ao qual podemos citar:

Tipo de piso

Os pisos com textura normalmente têm maior valor, por exemplo. É preciso fazer um comparativo entre as estampas.

Tamanho do piso

Pisos maiores podem ser mais caros proporcionalmente, mas podem compensar no quesito mão de obra. É preciso ponderar essas duas questões para se chegar em um bom custo x benefício.

Qualidade

Obviamente, um piso de qualidade tende a ser mais caro que um piso de má qualidade.

Escolher o mais caro não quer dizer que você está escolhendo o melhor, mas a qualidade tem certo preço e aqueles produtos que são muito abaixo do valor de mercado podem não atender as expectativas.

Fornecedor

Obviamente, o fornecedor é peça fundamental para precificar o porcelanato amadeirado.

Encontrar um fornecedor que seja de qualidade e com renome no mercado é a forma de garantir boa relação de custo x benefício para o projeto.

Onde comprar um porcelanato amadeirado?

E falando em fornecedores, onde é o melhor lugar para se comprar porcelanato amadeirado? Bem, hoje em dia há muitas opções no mercado.

Uma simples busca na internet retorna uma série de resultados, mas como escolher o melhor? Bem, existem alguns pontos que você pode avaliar (mesmo que online):

Segurança

A segurança do fornecedor é fundamental. Saber se o site é efetivamente seguro é imprescindível se a compra for feita pela internet.

Para isso, verifique quais são os dados básicos (como CNPJ) e veja se está tudo regulamentado.

Portfólio

O portfólio realmente é variado? É importante encontrar opções que ofereçam diferentes possibilidades de compra. Assim é possível encontrar o modelo de piso ideal para o cômodo.

Feedback

O feedback de antigos consumidores é a melhor maneira de descobrir se determinado site (ou até mesmo loja física) é segura.

Nada mais fiel do que os antigos consumidores falando dos produtos. A partir disso é possível ter uma boa ideia se o custo x benefício realmente compensa.

O que é melhor: porcelanato ou madeira

Eis que surge o questionamento principal: qual das opções é melhor entre porcelanato amadeirado e o piso de madeira de verdade?

Há pontos positivos e negativos para ambos os materiais, sendo importante avaliar qual dos dois está mais alinhado com as suas expectativas. Veja algumas considerações sobre cada material:

Madeira

A madeira é, sem dúvida nenhuma, o material mais clássico e elegante. É claro que existem pisos que se parecem muito com a madeira – como dito anteriormente – mas nada substitui o material natural.

A durabilidade dos pisos de madeira, ao contrário do que muitos pensam, é realmente surpreendente. Além disso, a resistência também acaba sendo maior do que o porcelanato.

É claro que quedas de objetos ou arraste de móveis podem prejudicar a madeira também, mas o efeito estético no porcelanato acaba sendo mais prejudicado.

Então, a madeira é o auge da elegância e sofisticação. Isso é um título que nenhum porcelanato irá tirar!

Em contrapartida, a madeira pode ser um problema porque possui certas limitações, principalmente relacionadas à umidade. A madeira não se dá bem em ambientes úmidos, o que acaba limitando um pouco seu uso.

A manutenção também é uma realidade na madeira de verdade. Isso não vale somente para pisos, mas para todos os tipos de estruturas em madeira.

Não é uma manutenção extremamente recorrente, mas é preciso um cuidado. Além disso, a limpeza também deve ser muito cautelosa, nada de produtos químicos ou muita água.

Porcelanato amadeirado

O porcelanato amadeirado já foi bem discutido ao decorrer deste artigo, mas apenas para sintetizar as ideias, este piso é uma ideia interessante para quem busca maior praticidade.

Ele tem maior flexibilidade quanto aos locais de instalação e a limpeza também acaba sendo mais fácil. Ao contrário da madeira, não há a necessidade de manutenção (e isso é uma grande vantagem).

Mas, claro, a questão estética pode não agregar TANTA elegância quanto a madeira de verdade.

O valor do porcelanato amadeirado pode acabar sendo mais em conta, mas é preciso alinhar se o custo x benefício a longo prazo continua sendo interessante (e isso acaba sendo muito particular).

Sempre preze pela qualidade

No universo do porcelanato, a expressão “o barato sai caro” é uma grande realidade.

Compensa pagar um valor maior em pisos de alta qualidade para garantir não somente uma boa estética, mas, também, durabilidade.

Cerâmicas de baixa qualidade tem baixa resistência ao impacto. Sendo assim, qualquer coisa que venha a cair pode lascar ou riscar o piso. Isso, com o tempo, vai deixando a superfície feia.

É claro que escolher o mais caro do depósito não é a solução, é preciso considerar efetivamente a qualidade. Isso também vale para a madeira, caso prefira escolher o material natural.

Enfim, o porcelanato amadeirado é uma opção extremamente interessante, com pontos positivos e negativos. Traz um conceito estético muito bonito e é versátil, mas não se esqueça de que a qualidade é fundamental.

Sobre o Autor