O Que É Um Chalezinho De Madeira?
O chalezinho de madeira é uma das opções comumente encontradas em cidades montanhosas, pois a estrutura remete a um clima mais sossegado e distante.
Entretanto, isso não é nenhuma regra e você pode estabelecer o seu chalé em diversos outros lugares, incluindo algum terreno que seja seu. Mas, claro, é preciso conhecer um pouco mais sobre essa estrutura.
Assim é possível avaliar se ela realmente se adequa aquilo que pretende. E àqueles que pensam que o universo dos chalés é simples, há muita coisa que deve ser informada antes de comprar ou construir um desses!
O que é um chalezinho de Madeira?
De modo geral, o chalezinho de madeira é uma estrutura relativamente simples no quesito arquitetura e construção civil. É claro que há grandes e modernas construções, mas, de modo geral, é um projeto mais singelo.
Nem sempre o chalé será feito integralmente em madeira. Aliás, hoje em dia, é mais comum que determinados cômodos sejam feitos em alvenaria. Um exemplo clássico é o banheiro.
O motivo é claro: a madeira tem os seus pontos positivos, mas quando fica em constante contato com a umidade isso pode favorecê-la. Sendo assim, uma boa opção é optar pela alvenaria.
Essa mistura de materiais sempre é muito bem-vinda, pois torna o chalé (ou qualquer outra estrutura) mais sinergético. Ou seja, é possível aproveitar melhor do que cada material tem a oferecer.
Um chalezinho de madeira é construído majoritariamente em madeira, mas não se esqueça que existem outras opções também.
Principais Modelos de Chalezinhos de Madeira
Em relação aos modelos e tipos de chalezinho de madeira, isso acaba variando bastante. Não há uma regra ou pré-requisitos a serem seguidos para construir um chalé em madeira.
O princípio é que a casa tenha a base em madeira e que tenha uma estrutura um pouco mais simples. De modo geral, podemos usar alguns exemplos como:
Chalé simples
O chalezinho de madeira simples é aquele que normalmente vem à cabeça das pessoas quando escutam esse nome: uma casa mais quadradinha, com 1 sala, banheiros, 1 cozinha e 2 quartos.
Essa planta típica de pequenos chalés (principalmente de pousadas) que vemos em cidades montanhosas.
Mas, claro, é possível configurar o chalé da maneira desejada, isso vai de acordo com o propósito da casa e de gosto dos próprios donos.
Sobrado
Uma opção um pouco mais elaborada são os sobrados. Eles são ótimos para quem quer economizar espaço horizontal no terreno.
É muito importante que o chalezinho de madeira seja feito com profissionais extremamente habilitados para garantir a máxima segurança nesses casos.
Dois andares
E, claro, há uma casa de dois andares convencional. Ela pode ser desenhada de diferentes formas e também combina bastante com chalés.
Mas, de modo geral, os chalezinhos têm cerca de 40 m² aproximadamente. É algo mais restrito e pequeno. Isso faz parte de toda a sensação de aconchego que esta estrutura costuma proporcionar.
Principais vantagens de Chalezinhos de madeira
Os chalés de madeira e outros tipos de construções, como alvenaria, vão acabar ganhando o mesmo espaço durante uma discussão sobre o assunto. Resta saber quais seriam os pontos positivos de um chalé em madeira.
São diversos, sendo que é preciso avaliar se esses pontos altos estão alinhados com aquilo que você deseja:
Conforto térmico
Esse é, sem dúvida alguma, um ponto muito importante. A madeira é um material que consegue manter a temperatura da casa agradável mesmo com extremos.
Sendo assim, lugares muito quentes ou frios conseguem ser mais amenos quando a estrutura é de madeira.
Durabilidade
Ao contrário do que muitos pensam, a durabilidade de um chalezinho de madeira é quase que indeterminada. Quando bem cuidada (além de bem escolhida) a madeira dura por anos e anos.
Mas, claro, tem todos esses detalhes de manutenção que discutiremos mais à frente.
Estilo
Nada mais estiloso do que um chalezinho de madeira. Mesmo que a planta da casa seja a mesma de uma em Alvenaria, a de madeira irá apresentar muito mais charme.
Tranquilidade
É incrível como tudo aquilo que remete à natureza promove uma grande paz interior. É exatamente isso que acontece com os chalés.
É um local aconchegante, com conforto e tranquilidade. É por isso que normalmente as pessoas passam muito tempo em chalés apenas descansados.
Onde os Chalés de Madeira podem ser encontrados?
Já foi falado um pouco sobre isso logo no início, mas, para reforçar, não há bem uma regra de onde o chalezinho de madeira pode ou não ser encontrado.
Normalmente, esse tipo de casa remete a algo voltado para o campo e montanhas. Sendo assim, será bem difícil topar com um chalé de madeira no meio de um grande centro.
Entretanto, nem sempre essas estruturas estão limitadas às fazendas e campings. Tudo depende do clima e do que você deseja para a sua casa.
Havendo local e possibilidade de estruturação, o chalezinho de madeira é muito bem-vindo.
Quais são as desvantagens de chalé de madeira
Nem tudo na vida é só vantagens, não é mesmo? O mesmo vale para o chalezinho de madeira. Em certos pontos, a madeira pode apresentar determinadas desvantagens em relação à alvenaria.
Manutenção
A madeira é um material natural e exige a devida manutenção. Isso não quer dizer que toda a estrutura mereça atenção todos os meses, mas é necessário que de tempos em tempos haja um cuidado especial.
As partes externas (as quais ficam mais em contato com sol, chuva e umidade) precisam de um cuidado mais recorrente. Então, a cada 4 anos aproximadamente é importante passar um verniz ou semelhante.
O interior da casa já se mantém mais preservado pelo fato de não ficar exposto. Nesses casos, há madeiras que aguentam até mesmo 20 anos sem manutenção.
Ou seja, é possível se programar para que o chalezinho de madeira se mantenha de forma íntegra e durável.
Barulhos e ruídos
A madeira é um material que pode fazer barulhos indesejados, principalmente quando há mudança de temperatura. Entretanto, não são sons que chegam a ser altos ou que efetivamente incomodem.
Mas, claro, é possível prevenir. Para isso, a casa deve ter sido construída de forma adequada, além de usar boas madeiras.
Risco
A estrutura de madeira pode ser mais frágil em determinados casos do que a de alvenaria. Entretanto, como o Brasil não é um país com histórico de desastres naturais, isso acaba sendo muito minimizado.
Madeira natural x madeira pintada
Muito provavelmente você pensa em um chalé de madeira natural quando projeta essa casinha em sua mente. Entretanto, não necessariamente precisa ser assim.
Nada impede que você pinte a casa da cor desejada. Há chalés que são totalmente coloridos e há aqueles que realmente ficam apenas com a madeira natural.
Tudo isso depende do gosto de cada um. A única coisa interessante a se atentar é a questão da luminosidade.
Madeiras muito escuras deixarão o chalezinho de madeira mais escuro, sendo necessárias mais janelas e iluminação.
Porque um Chalé de Madeira é aconchegante?
Por que um chalezinho de madeira é tão aconchegante? O que faz dele algo que as pessoas já remetem à paz e tranquilidade?
Isso é, em partes, por uma questão cultural e, também, pela localidade mais comum dos chalés: montanhas.
É comum pensar em regiões mais afastadas e que não pegam internet (momento que descansamos do corre-corre diário). Então tudo isso já vai criando um clímax de aconchego.
E, claro, a madeira é um material natural e que traz todo um ar rústico. O cheiro é particular e tudo se torna muito tranquilo.
O chalezinho de madeira é, sem dúvida alguma, um lugar ótimo para descansar e passar períodos de paz e tranquilidade.
Quanto custa um chalezinho de madeira
E quanto custa para ter essa paz e tranquilidade? Será que o chalezinho de madeira é caro?
Bem, de modo geral, o chalé de madeira é uma opção mais barata de uma construção feita inteiramente de Alvenaria, por exemplo.
Entretanto, o valor depende de n fatores. Um dos principais é, obviamente, o projeto do chalé.
Construções mais compactas, simples e com poucas paredes acabam saindo bem mais em conta. Agora, um grande chalé com dois andares será um valor mais considerável.
O tipo de madeira também interfere no valor (há opções mais caras e mais baratas) e essas questões também variam de acordo com a região. Isso porque quando a árvore não é nativa da região o valor pode aumentar.
Enfim, esses detalhes acabam influenciando no valor de um chalezinho de madeira.
De modo geral, é possível se programar para construir um projeto bacana e que tenha custos otimizados, principalmente se for uma opção mais simples.
Posso financiar um chalé de madeira?
Falando sobre valores, será que é possível financiar um chalé de madeira? Isso é muito comum em apartamentos e casas convencionais, mas as construções de madeira também podem ser financiadas?
A resposta é que sim! Há, na verdade, três formas de financiamento. Caso haja uma construtora envolvida, o financiamento pode ser através dela.
Além disso, também há a possibilidade de pedir um empréstimo para a Caixa Econômica Federal.
Outra possibilidade é optar pelo seu banco de preferência, como empréstimo à pessoa física. É importante avaliar qual das opções é mais interessante para financiar o seu chalezinho de madeira.
Veja qual apresenta a taxa de juros e condições de pagamento que mais se adequam aos seus planos.
A importância de um bom fornecedor de madeira
Quando falamos de chalezinho de madeira ou qualquer outra coisa de madeira – mesmo que um simples móvel – algo deve ser esclarecido: a procedência da madeira é fundamental.
A qualidade é imprescindível para garantir durabilidade, resistência, estética, conforto e todos os outros pontos positivos que a madeira pode agregar a um ambiente.
Além do mais, um bom fornecedor irá assegurar que toda a extração da madeira seja legalizada (ainda há muitos revendedores de madeira ilegal no Brasil).
Sendo assim, o fornecedor deve ser escolhido de forma assertiva para que a compra realmente seja um investimento com ótimo custo x benefício.
Essas foram algumas dicas e informações sobre a escolha de um chalezinho de madeira. Agora, pense no seu projeto e já comece a imaginar como será esse cantinho tão particular.