O que é a Madeira Tauari?

Chegou o momento de você aprender tudo sobre um dos tipos de madeira mais tradicionais no mercado: a madeira tauari! E nesta breve leitura, além de aprender mais sobre madeira, você poderá conferir dicas exclusivas!

Estamos vivenciando um momento no mercado muito propício para investimentos em casa, construção e reformas no geral. Afinal, o setor da Construção Civil foi um dos poucos a não ser paralisado com o advento da Pandemia do Covid-19. Pelo contrário, cresceu ainda mais!

Seja você um apreciador de madeira e interessado em adquirir mais informações a respeito, seja você alguém que está investindo em um empreendimento ou um profissional e estudante da área, essa é uma oportunidade para você refinar seus conhecimentos e adquirir ainda mais expertise.

Confira  a seguir tudo o que o Porta Pivotante traz para você a respeito da madeira tauari e aproveite para conhecer uma fornecedora de qualidade e referência no mercado!

O que é preciso considerar a respeito da madeira

Quando falamos em madeira, é preciso saber que existem diversas opções no mercado, e que, inclusive, trata-se de um mercado extremamente diverso! Existem diversos tipos de madeira e diversos tipos de finalidades e recomendações específicas para elas.

A madeira é um dos materiais mais tradicionais e essenciais quando se trata das construções humanas, e desde os primórdios da história da civilização. A madeira está presente na vida do ser humano e continua sendo indispensável.

Hoje, você aprenderá um pouco mais a respeito da madeira tauari, mas não somente. Estamos falando de um setor que ainda hoje representa um dos pilares da economia e que envolve muitas questões e áreas de conhecimento.

Aprender mais sobre madeira é cruzar com linhas históricas, geográficas, políticas, culturais, artesanais, profissionais e claro, com muito conhecimento tanto específico quanto de forma geral.

Quando se pretende investir em madeira é necessário considerar, antes de tudo, qual será a sua finalidade. Justamente, para escolher o tipo de madeira que corresponde da forma mais ideal possível a tal empreendimento.

A madeira pode ser utilizada para:

  • Construção Civil
  • Construção Naval
  • Carpintaria
  • Artesanato
  • Decoração
  • Indústria

E para cada tipo de madeira existe uma infinidade de possibilidades.

Porém, justamente por toda a versatilidade que a madeira oferece, é preciso ter cuidado na hora de escolher, pois, nem todas possuem as mesmas características e especificidades.

Isso significa que investir na madeira errada pode ser uma escolha ruim do ponto de vista do custo-benefício, e pode trazer, além de prejuízos, riscos quanto à infraestrutura e segurança de empreendimentos e pessoas.

Para investir na madeira tauari, ou em qualquer outro tipo de madeira, o que nós recomendamos de antemão e, inclusive, fazemos questão de oferecer da forma mais transparente possível, é buscar mais informação a respeito das principais características, vantagens e desvantagens em relação à madeira.

Se você estiver investindo em uma reforma ou construção, de modo geral, vale a pena seguir com um projeto feito por um profissional e buscar a orientação mais específica possível a respeito do tipo de material que você necessita.

É importante ressaltarmos que estamos vivenciando um momento histórico com muitas transformações e que demanda soluções diferenciadas no mercado, inclusive, oferecer mais informação e conhecimento, uma vez que muitas pessoas estão utilizando a internet para aprender como realizar determinados tipos de trabalhos por conta própria.

Nesse momento, também há uma explosão na demanda por materiais e mão de obra, justamente porque, com a pandemia, muitas pessoas estão e ainda estão passando mais tempo dentro de suas casas e sentindo a necessidade e o desejo de fazer mudanças, adaptações e melhorias.

Portanto, se você é alguém que está inserido nessa área de trabalho, é imprescindível que você busque mais conhecimento e esteja atento para as novas tendências do mercado.

E, sendo você alguém que pretende desempenhar, por conta própria, qualquer atividade nesse sentido, aproveite a internet e o que dizem os especialistas a respeito! Esse é um compromisso com o sucesso do seu empreendimento.

Pois então vamos falar sobre a madeira tauari? Confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito desse tipo de madeira e descubra se é essa a madeira ideal para você!

O que é a Madeira Tauari?

Ao falar em madeira tauari, também estamos falando em um dos tipos de madeira mais apaixonantes e um dos preferidos entre arquitetos, decoradores de ambientes e designers em geral.

Isso acontece porque esse é um tipo de madeira que possui uma gama de qualidades além de muita beleza e distinção, o que confere, à qualquer peça e empreendimento, uma aparência elegante, de qualidade e de muito bom gosto.

Confira um pouco a respeito da ficha técnica da madeira tauari!

  • Nome científico: Coutaru ssp.
  • Família: Lecythidaceae
  • Países onde pode ser encontrada: Guiana, Brasil, Suriname, Guiana Francesa
  • Regiões brasileiras: Rondônia, Amapá, Acre, Pará, Amazonas
  • Outros nomes pelo qual é chamada: Estopeiro, tauari-amarelo, tauari-morrão
  • Coloração: extremamente distinta e considerada muito bonita e neutra. Tonalidade clara que varia entre o bege e o amarelo.
  • Cheiro: imperceptível
  • Brilho: presente
  • Corte: macio e fácil
  • Aderência à tratamentos e produtos: fácil com boa permeabilidade
  • Resistência: considerada uma madeira de boa resistência para ambientes e finalidades de cunho interno, não é recomendada para exposição à umidade, sol e chuva.

Estamos falando de um tipo de madeira que oferece muita versatilidade nas poções de uso e é uma das mais recomendadas para ambientes internos. Ela pode ser utilizada nas estruturas, em portas e janelas e também para móveis!

Confira mais a respeito da madeira tauari!

Agora que você já conferiu mais a respeito das principais características dessa madeira,conheça mais a respeito das vantagens, desvantagens, algumas dicas e considerações relevantes para se fazer antes de investir! A seguir:

Vantagens da Madeira Tauari

O que você pode esperar em relação à madeira Tauari quando se trata das vantagens desse tipo de madeira:

É importante que você saiba que estará lidando com uma madeira que oferece ótimos resultados estéticos e que é fácil de manusear para praticamente todo tipo de trabalho e personalização.

Essa é uma madeira que possui boa aderência a produtos específicos, o que torna a sua vida útil ainda mais prolongada e vantajosa em termos de custo-benefício.

Também estamos falando de uma madeira que é muito versátil, basta estar atento às recomendações para sua utilização e manutenção.

As principais vantagens da madeira tauari são:

  • Madeira tradicional e abundante no mercado
  • Madeira de alta qualidade e refinamento estético
  • Coloração clara, que permite várias possibilidades de uso e, principalmente, confere à ambientes compactos impressão de um espaço mais leve e iluminado.
  • Boa durabilidade, qualidade e resistência
  • Versátil e passível de várias formas de utilização
  • Ideal para móveis
  • Ideal para forros
  • Ideal assoalhos e tacos
  • Pode ser utilizada para estruturas como ripas
  • Ideal para estantes
  • Ideal para portas, janelas e bancadas

E para você saber se esta é realmente uma madeira na qual vale a pena você investir, confira a seguir alguns pontos que podem ser considerados desvantagens em relação à madeira tauari:

Desvantagens da Madeira Tauari

Será que a madeira tauari é a madeira ideal para o seu empreendimento? Para que você possa fazer a escolha mais assertiva, é importante conhecer também as possíveis desvantagens dessa madeira.

Confira a seguir algumas desvantagens em relação a madeira tauari:

  • Não é uma madeira tão resistente em relação à erosão por exposição ao sol, chuva e umidade, portanto, não deve ser utilizada para ambientes externos sem cobertura
  • É uma madeira de tonalidade clara, portanto, para quem essa tonalidade não agrada, ou, para ambientes em que pedem madeiras de tonalidade mais escura, ela não será a ideal
  • Não é uma madeira muito resistente à infestação de cupins e fungos e pode pedir o uso de produtos específicos para maior durabilidade, assim como cuidado na manutenção e limpeza, sendo mais indicada para ambientes com maior atenção à higienização.

Madeira Tauari é Resistente?

Se você quer saber se a madeira tauari é resistente, saiba que sim, ela é um tipo de madeira que oferece um ótimo resultado e segurança.

Deve-se apenas seguir as recomendações de uso de acordo com as suas especificidades. Sendo utilizada da forma correta, é uma madeira em que você poderá confiar de olhos fechados e ainda apreciar a sua sensação macia ao toque!

E se você precisa conferir uma comparação justa entre outros tipos de madeira, confira:

Madeira Tauarí ou Angelim?

Quando trata-se de escolher entre a madeira tauari e a madeira angelim, podemos dizer que essa não é uma escolha fácil ou, que é uma escolha fácil até demais, pois as duas têm qualidades e características bastante semelhantes.

Esses dois tipos de madeira são versáteis, oferecem ótimo aspecto estético no que diz respeito à tonalidade e textura, e são ótimos opções para diversos tipos de utilização.

Vale a pena ressaltar que em termos de valores, a madeira tauari pode ser um pouco mais acessível, mas isso pode variar muito. A madeira angelim, por sua vez, possui um pouco mais de resistência em relação à exposição a ambientes externos, porém, não é tão fácil de cortar e manusear quanto a tauari.

Qual o preço da Madeira Tauari?

Em relação a valores, a madeira tauari é uma madeira bastante conhecida e utilizada no mercado, por isso, trata-se de uma madeira de qualidade considerável e com um ótimo custo benefício.

Não é uma das madeiras mais caras e pode ser uma ótima opção para quem busca economizar e ainda sim, garantir um visual deslumbrante e elegante para seu ambiente.

Inspire-se em lindos ambientes com a madeira tauari

Uma das nossas dicas exclusivas é que você utilize a internet, não apenas para buscar mais conhecimento e conferir tudo sobre a madeira tauari, mas também para se inspirar!

Essa é mais uma das vantagens que a internet oferece hoje com a explosão das redes sociais e dos sites de imagens! Que tal conferir as tendências e o que os arquitetos e designers ao redor do mundo estão postando e recomendando?

E se você precisa descobrir onde adquirir seus materiais, aqui vai a dica de ouro:

Onde encontrar madeira tauari

Você pode encontrar o melhor em produtos, materiais e soluções com a madeira tauari na Porta Pivotante! Confira agora mesmo as melhores opções do mercado pelo melhor preço!

Sobre o Autor