Chalé De Madeira: Vantagens E Desvantagens!

O chalé de madeira é uma estrutura encantadora e que atrai a atenção de muitos turistas e também daqueles que desejam construir um cantinho aconchegante para si.

Há diversos tipos de chalés, cada qual com seu propósito. Entender um pouco mais sobre esse tipo de casa, bem como suas vantagens e desvantagens, é importante para avaliar se o chalé está alinhado com as suas expectativas.

Aqui trazemos várias informações para você ficar por dentro de tudo que envolve esses chalezinhos.

O que é um Chalé de Madeira?

Apesar de parecer um pouco óbvio, é importante caracterizar o chalé de madeira.

Muitos pensam que um chalé feito em madeira leva apenas esse material, entretanto, não é bem assim. Muitos cômodos, principalmente os mais úmidos, podem ser feitos em alvenaria.

É claro que existem chalés feitos totalmente em madeira, mas hoje em dia normalmente há uma mistura de materiais para que toda a construção ganhe um caráter mais sinergético.

De modo geral a madeira prevalece, principalmente na visão estética de todo o chalé.

Principais Vantagens de um Chalé de Madeira

Quando falamos em chalé de madeira, obviamente que as vantagens devem se destacar das desvantagens para que essa opção realmente valha a pena, não é mesmo?

E, de fato, existem muitos pontos positivos neste tipo de casa, sendo os principais deles:

Aconchegante

Imagine um espaço bem aconchegante. Muitos já pensam de cara em uma casinha de madeira nas montanhas!

Apesar de parecer um pouco contraditório (porque a madeira acaba sendo um material mais “pesado”), o ambiente de um chalé de madeira é extremamente aconchegante e particular.

Até mesmo cheiro remete a certo aconchego. Então, para quem deseja se sentir acolhido e em um bom lugar, com toda a certeza esse é o tipo de ambiente.

Remete à tranquilidade

Tem um pouco de relação com o item anterior. As casas em madeira têm um caráter mais rústico e isso puxa um pouco para o lado rural do ambiente.

E esse clima gera, quase que automaticamente, uma sensação de tranquilidade, longe de toda a correria da cidade.

Conservação da temperatura

A madeira tem a capacidade de preservar uma temperatura agradável quando o clima está muito quente ou muito frio.

Nos dias mais quentes é possível que a casa fique fresca, enquanto nos dias frios a madeira segura um pouco do calor.

Sendo assim, se tratando de clima, o chalé de madeira é muito receptivo para diversas ocasiões.

Durabilidade

Quando pensamos em casas de madeira é muito comum associarmos a algo que irá deteriorar rapidamente.

Entretanto, este é um grande engano e essa ideia deve ser descartada. Quando o chalé de madeira é feito com bom material e a manutenção é adequada, a durabilidade é indeterminada.

Preço mais baixo

A madeira não é um material barato a princípio, mas quando pensamos em uma casa de alvenaria, é possível que o custo final fique bem mais em conta.

Sendo assim, você acaba criando um ambiente único, particular, tranquilo e, além de todos esses pontos positivos, pagará menos por isso.

Estética

A estética de um chalé de madeira acaba sendo muito mais propícia do que um chalé em alvenaria.

Desvantagens de um Chalé de Madeira

Como nem tudo são flores, existem alguns pontos negativos quando falamos em construção de madeira. Os principais deles são:

Manutenção

A manutenção é uma realidade para quem tem qualquer estrutura de madeira (piso, portas, janelas, móveis em geral, dentre outros).

A madeira é um material natural e se ela não tiver a manutenção adequada poderá estragar (e aí sim, ela perderá no quesito durabilidade).

Sendo assim, é importante que o chalé de madeira passe por manutenções periódicas.

Para as áreas externas, um período adequado pode ser a cada 4 anos. Nesses casos, a madeira fica mais suscetível à chuva, umidade, sol e outros fatores que aceleram o processo de degradação.

Para a madeira interna, essa manutenção pode pular para 20 anos, por exemplo.

É claro que o clima influencia muito nessa questão, mas não será uma manutenção que será feita recorrentemente. É possível se programar para sempre deixar a madeira devidamente tratada.

Ruídos

Outro ponto negativo do chalé de madeira e outras construções de madeira são os ruídos. Quando o material se dilata ou contrai é possível escutar alguns estalos (mesmo que “do nada”).

Entretanto, quando a madeira é de qualidade e está com a manutenção em dia, esses ruídos podem até mesmo nem aparecerem. De qualquer forma, não é nenhum tipo de barulho alto ou coisas do gênero.

Acidentes com fogo

Obviamente, uma casa de madeira tem muito mais chances de pegar fogo do que uma casa de alvenaria. Nesses casos, é muito importante tomar todos os cuidados, principalmente com a cozinha e a fiação da casa de modo geral.

Entretanto, esse tipo de acidente não é comum de acontecer, pois, hoje em dia há resinas que retardam o fogo.

Chalé de Madeira Pré-Fabricado

Em relação à construção do chalé de madeira, hoje em dia a grande maioria dos casos opta por um chalé pré-fabricado.

Assim como o próprio nome sugere, este tipo de construção já vem com peças “prontas”. Dessa forma, basta que elas sejam encaixadas para fazer toda a estrutura.

É claro que tudo pode ser personalizado de acordo com o projeto da casa, atendendo a todos.

Optar pelas construções pré-fabricadas traz uma série de benefícios, sendo os principais deles:

Agilidade

A rapidez da construção de um projeto pré-fabricado é muito maior do que quando há a necessidade de começar tudo do “zero”.

Mão de obra

A mão de obra também acaba sendo reduzida, pois será necessário menos apoio para erguer o projeto.

Economia

De modo geral, as estruturas pré-fabricadas apresentam grande economia nos projetos civis. Isso porque tudo acaba ficando mais em conta. Há economia de tempo, material e mão de obra.

Qualidade

As peças pré-fabricadas podem ser encontradas em alta qualidade. Como já são desenvolvidas para “trabalharem em conjunto”, a questão estética também é muito bem atendida.

Estilos de chalé de madeira

E em relação aos estilos de chalés de madeira? Quando pensamos em um chalé de madeira já nos vem à cabeça uma imagem de um chalé bem simples, normalmente quadrado.

De fato, é muito comum a implementação desse tipo de projeto. Os chalés normalmente são pequenos, tendo uma cozinha, sala, banheiro e cerca de 2 quartos.

Entretanto, isso não é regra. É possível erguer projetos muito mais elaborados de chalés.

Há opções de grandes construções e até mesmo sobrados. A opção fica realmente a critério de quem está construindo e de qual será o propósito do chalé (para poucas pessoas, muitos amigos, para pousada…).

Os chalés têm todo um clima particular, sendo bem interessante conversar com um arquiteto para ter boas ideias. Além de um projeto único, esses profissionais sabem otimizar os espaços da melhor forma possível.

Vidros + madeira: uma incrível combinação

Falando já na parte estética, algo que combina – e muito bem – com o chalé de madeira são as estruturas de vidro.

Muito provavelmente você já viu uma porta, janela ou mesa de madeira com vidro.

A madeira é um material bem presente e forte. A combinação com o vidro traz mais delicadeza e transparência. É uma ótima forma de equilibrar todo o conjunto.

Além disso, quando a madeira do chalé é deixada em sua forma natural (sem pintar) o ambiente pode ficar um pouco escuro. Janelas e portas de vidro facilitam a entrada de luz natural.

Isso vai deixar a casa ainda mais aconchegante e agradável, além de combater problemas provenientes da umidade.

Quanto custa construir um chalé

E quanto será que custa um chalé de madeira? Já foi falado anteriormente que o valor é mais baixo do que uma casa de alvenaria, entretanto, acaba sendo difícil precificar.

Assim como qualquer outro projeto civil, é preciso avaliar diversos parâmetros para poder dar uma margem de valor.

Obviamente, o tipo de projeto influencia muito no preço. A madeira será pintada? Todos os móveis serão em madeira também?

O tamanho da casa agrega maior valor e todos os outros insumos vão se multiplicando (tinta, fiação, acabamento e coisas do gênero).

Além disso, o próprio preço e tipo de madeira pode mudar consideravelmente o orçamento do projeto.

Para ter uma ideia mais assertiva, a maior recomendação é entrar em contato com um profissional para elaborar um projeto e, assim, medir os custos.

É possível financiar um chalé de madeira

Aproveitando que o assunto é financeiro, muitos também se questionam se há a possibilidade de financiar um imóvel de madeira.

Na verdade, há programas que realizam esse financiamento, assim como uma casa de alvenaria. Existem três caminhos básicos:

  • Pela própria construtora
  • Pela Caixa Econômica Federal
  • Pelo seu banco de preferência

É muito importante avaliar pontualmente às três opções para determinar qual dos tipos de financiamento é o mais adequado.

O chalé de madeira pode custar menos que uma casa de alvenaria, mas o custo ainda é considerável e essa dívida deve ser programada.

Explore as melhores condições de juros e formas de pagamento que caiba na sua realidade financeira. Mas, de modo geral, é possível encontrar boas oportunidades.

A qualidade da madeira é fundamental

Por último, mas não menos importante, é fundamental dizer que a qualidade da madeira do chalé de madeira é o principal.

Todos os pontos positivos citados a respeito deste tipo de casa podem ir por água abaixo se o material não for escolhido de maneira adequada.

Bons fornecedores tomam todo o cuidado com o manuseio da madeira, estabelecendo altos padrões de qualidade desde a extração até a instalação da peça.

Lembrando que é imprescindível a compra de madeira legal. Infelizmente, ainda há muita extração ilegal de madeira no Brasil. Não é correto e nem seguro compactuar com esse mercado.

Sendo assim, sempre busque fornecedores qualificados e de renome no mercado. Isso irá assegurar bons resultados.

A madeira, além de ser de altíssima qualidade, deve ser adequada para construir um chalé. Isso porque cada espécie tem as suas características, sendo preciso escolher as opções que se adequam bem.

Enfim, essas são algumas dicas para você construir ou comprar um chalé de madeira excepcional, seja para passar as suas férias ou morar definitivamente.

Sobre o Autor