Mesas Rústicas De Madeira Como Escolher?
As mesas rústicas de madeira são um charme absoluto. É muito mais do que um móvel funcional, ele vai agregar valor e conforto para todo o ambiente. Há uma infinidade de modelos que podem ser escolhidos.
É, inclusive, até um pouco difícil decidir dentre tantas possibilidades. A escolha da madeira deve ser feita muito além do modelo, é preciso avaliar outras questões para se assegurar de uma boa compra.
Se você está pensando em comprar uma mesa de madeira, então aqui você vai entender um pouco melhor sobre as possibilidades deste móvel rústico.
O que são as mesas rústicas de madeira?
As mesas rústicas de madeira tem um aspecto mais natural da madeira. Elas não são polidas e nem lisinhas. Não há bem uma regra, é possível encontrar mesas rústicas em níveis diferentes.
Algumas até podem ser bem polidas, mas são feitas diretamente com o tronco da madeira (deixando tudo com um ar bem natural). Já há aquelas que são todas trabalhadas, mas a superfície remete a algo mais rústico.
De modo geral, esses móveis remetem o natural em alguma esfera. São ótimas peças para combinar com os mais diferentes ambientes.
Engana-se quem acha que as mesas rústicas de madeira não podem caber em ambientes finos e requintados, por exemplo. Uma boa decoração, mesmo que extremamente delicada, combina com uma mesa rústica.
Vantagens de utilizar uma mesa de madeira rústica
As vantagens das mesas rústicas de madeira são diversas, sendo as principais delas:
Estilo
Com toda a certeza o estilo é uma das principais vantagens das mesas de madeira. Elas cabem bem em qualquer ambiente, como já dito anteriormente.
Uma sala bem simples pode ser renovada se houver uma boa mesa de madeira para agregar maior estilo. Quiosques, bares, sala de leitura, enfim, este móvel realmente agrega valor estético em qualquer situação.
Durabilidade
A durabilidade de uma mesa de madeira é indeterminada. De modo geral, a durabilidade é bem grande, mas depende de alguns fatores.
Um deles é o tipo de madeira com que a mesa é feita. Algumas espécies são mais duráveis que outras.
Além disso, onde a mesa é colocada também interfere. Ambientes externos acabam desgastando mais a madeira, já ambientes internos preservam.
Sendo assim, as mesas rústicas de madeira que ficam expostas ao sol, chuva e umidade têm maiores chances de estragar mais rápido.
Versatilidade
Outro ponto positivo é a versatilidade. Como é um móvel que se adéqua em qualquer ambiente, é possível utilizá-lo de várias maneiras e em vários lugares.
Quando a decoração já passa a enjoar, uma possibilidade é mudar a mesa de lugar, colocar outras coisas em cima e coisas do gênero. Sendo a mesa rústica bem “presença”, com certeza mudará a cara do cômodo.
Singularidade
As mesas rústicas de madeira são muito distintas umas das outras. Normalmente são móveis bem particulares, mesmo que estejam mais polidos e trabalhados.
Isso dá uma impressão de singularidade, que o seu móvel é único. Isso, por sua vez, agrega muita personalidade ao ambiente.
Tipos de Mesas de Madeira Rústica
Os tipos de mesas rústicas de madeira são bem variados, podendo existir uma infinidade de modelos. É claro que, convencionalmente, existem os mais tradicionais. Veja algumas ideias para se inspirar:
Mesa de Madeira rústica redondo
A mesa rústica redonda de madeira é bem “simples” e tradicional. Ela pode ser composta por uma placa de madeira bem rústica, sendo os pés de madeira ou de outro material (como metal, isso dá um ar mais industrial).
Uma opção mais moderna é fazer uma mesa redonda com uma “fatia” da árvore. Ou seja, um corte horizontal no tronco. Este modelo é bem bonito e traz um caráter ainda mais natural para a peça.
Mesa de Madeira rústica pequena
É possível encontrar mesas rústicas de madeira de diferentes tamanhos. As pequenas podem ser usadas na cabeceira da cama, do lado do sofá, como mesa de centro, enfim, ideias é que não faltam.
Elas são um ótimo artigo para decoração, onde a madeira combina muito com plantas e decorações coloridas.
Mesa rústica de madeira quadrada
A mesa rústica quadrada normalmente aparece em tamanho maior, costumando ficar em salas de jantar, por exemplo. Entretanto, as mesas de centro mais baixas também são bem comuns.
Esse tipo de mesa normalmente não leva toalha, pois isso esconde um pouco do charme da madeira.
Mesa rústica de madeira com níveis diferentes
Essas mesas são mais modernas e normalmente ficam como mesa de centro de salas de estar.
São compostas por vários cortes horizontais do tronco. É uma composição muito bonita e que agrega valor estético em qualquer ambiente.
Mesa de madeira rústica com bancos
E, claro, uma boa mesa de madeira também deve ter bancos para combinar com todo o conjunto.
O assento pode ser um banco, banqueta ou uma cadeira. É importante que o estilo esteja condizente com a mesa.
Mesmo que tudo seja madeira, e até mesmo no estilo rústico, cada qual tem as suas características e é importante combiná-las para adquirir um bom visual.
Qual madeira utilizar?
Muito mais importante do que escolher o modelo de mesas rústicas de madeira é encontrar uma boa madeira para o móvel. Nem toda madeira é adequada para tal, sendo as mais requeridas:
Madeira de Carvalho
A madeira de carvalho é bem dura, densa, resistente e tem alta durabilidade. Sua textura também é agradável e traz um ar bem rústico.
Maçaranduba
Essa madeira tem um tom puxado para o vermelho e vai escurecendo com o tempo. É resistente e dificilmente é atacada por fungos.
Bordo
É uma madeira dura e resistente, assim como a madeira de carvalho, mas é um pouco mais acessível. É leve e costuma até ser usada como mesa de escritório.
Pinho
A madeira de pinho é bem clara, leve e muito versátil. Nem sempre se adequa às mesas rústicas de madeira, mas dependendo do estilo pode combinar.
Mogno
O mogno já é uma madeira mais fina, tendo o valor mais elevado do que as outras opções. Tem um tom castanho forte, sendo bem resistente.
Cumaru
A madeira Cumaru tem alta resistência, baixo desgaste e resiste bastante ao ataque de cupins. Esta madeira é, com toda a certeza, ideal para ambientes mais rústicos.
Cedro
O Cedro tem um tom marrom avermelhado que cai muito bem em diversos ambientes. Por ser mais impermeável, acaba sendo ideal para cozinhas.
Preço de uma mesa rústica de madeira
Um questionamento muito comum a respeito das mesas rústicas de madeira é em relação ao valor das mesmas.
Na verdade, torna-se muito difícil precificar esse tipo de móvel, pois o valor depende de uma série de fatores, incluindo:
Tipo da madeira
O tipo de madeira influencia diretamente no valor. Um móvel feito em mogno tem preço bem mais alto do que quando feito em eucalipto, por exemplo.
Não é nada recomendado escolher pelo tipo de madeira mais barato, pois cada qual tem as suas respectivas particularidades e é importante que essas estejam alinhadas com a estética e, também, com o cômodo em que o móvel irá ficar.
Tamanho da mesa
Obviamente, o tamanho das mesas rústicas de madeira influencia diretamente no valor do produto. Quanto maior a mesa, mais material e, consequentemente, maior o valor.
Estilo
O estilo da mesa também conta muito, mas esse conceito acaba sendo subjetivo. Normalmente as peças mais modernas e únicas têm valor maior no mercado.
Região
As árvores são naturais e cada qual cresce em uma região do país. Algumas são mais versáteis, outras mais limitadas quanto ao seu habitat.
Sendo assim, a própria geografia influencia no preço das mesas rústicas de madeira. Determinadas árvores são características do Norte, por exemplo. Nesses casos, elas terão valor maior no Sul.
Fornecedor
O preço varia de fornecedor para fornecedor. Lembrando que nem sempre o mais caro é efetivamente o de maior qualidade. É preciso avaliar o custo x benefício da operação.
Onde comprar uma mesa rústica de madeira?
O valor das mesas rústicas de madeira está muito relacionado com onde comprar os móveis.
É de suma importância que essa escolha seja feita de forma assertiva para garantir o custo x benefício da compra. O preço não é o único determinante, sendo importantíssimo avaliar outros detalhes.
Primeiramente, o fornecedor deve ter todo um controle de qualidade, desde a extração da madeira até a peça final.
Na primeira etapa, é imprescindível que, para começar, a madeira seja proveniente de extração legal. Infelizmente, a extração ilegal ainda é uma realidade em nosso país.
Além disso, o cuidado com a extração também é necessário. As toras, que futuramente virarão as mesas rústicas de madeira, devem ser secas de forma adequada.
Cada tipo de espécie de árvore tem o seu processo ótimo de secagem, sendo necessário cuidado nesse momento.
Depois disso, a peça deve ser cuidadosamente cortada e lixada. Enfim, deve ser trabalhada de forma correta.
Lembrando que as mesas rústicas de madeira podem até ter a impressão de mais natural, mas elas levam vernizes e selantes para a preservação.
Sendo assim, toda a superfície deve estar muito bem tratada para garantir resistência e durabilidade.
A questão do frete também deve ser cuidadosa, para garantir que a peça chegue de forma íntegra ao consumidor final.
E, claro, tudo isso deve ser acompanhado com um ótimo custo x benefício da operação. Mas, lembre-se, a madeira é um material muito trabalhado e a qualidade exige certo custo. Ou seja, o barato pode sair caro.
Mesa de Madeira rustica usada
Como as mesas rústicas de madeira tem alta durabilidade é muito comum encontrar opções de mesas usadas.
É possível encontrar boas oportunidades, mas é preciso avaliar com cautela qual é o custo x benefício.
Algumas vezes a madeira está “disfarçada”, parecendo que a mesa está nova e em boas condições. Fique atento ao produto, mas, de fato, não é uma ideia a ser descartada.
A madeira é um material muito revendido, principalmente móveis de madeira maciça (que normalmente é o caso dos móveis com essa ideia mais rústica).
Enfim, essas foram algumas dicas sobre as possibilidades de mesas rústicas de madeira. Pense qual tipo de mesa, bem como qual tipo de madeira, combinaria mais com o cômodo em que deseja usá-la (e sempre busque qualidade).